UFV é homenageada pelo Ministério da Defesa após participação no Projeto Rondon

Com 30 participações, universidade é uma das que mais atuaram no programa

UFV é homenageada pelo Ministério da Defesa após participação no Projeto Rondon
Divulgação/UFV

Professores e estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que participaram da Operação Amazonas do Projeto Rondon foram recebidos na reitoria na última sexta-feira, 29.  Na ocasião, entregaram à instituição uma placa de homenagem concedida pelo Ministério da Defesa, reconhecendo a UFV como uma das que mais participaram do Projeto Rondon, com 30 operações ao todo.

A equipe, composta pelos docentes Guilherme Martin (Departamento de Microbiologia) e Rosângela de Freitas (Departamento de Tecnologia de Alimentos), além de estudantes, relatou ao reitor Demetrius David da Silva e à vice-reitora Rejane Nascentes as experiências vividas durante quase um mês no município de Tabatinga (AM), onde o grupo esteve encarregado de aplicar diversas oficinas, minicursos e programas à população. 

Na época da viagem, o Jornal Folha da Mata teve acesso a um documento enviado ao Ministério da Defesa que previa a realização de atividades em quatro áreas específicas: Comunicação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; e Trabalho. O objetivo da iniciativa era levar temas que pudessem agregar a população local e os gestores das comunidades, desde os representantes municipais até líderes indígenas da região.

Além da equipe de Viçosa, o campus Rio Paranaíba também integrou a Operação Amazonas, com um grupo coordenado pela professora Vânia Maria Valente (curso de Química). Em Barcelos (AM), os rondonistas desenvolveram ações voltadas para Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho, oferecendo oficinas que contribuíram para o desenvolvimento sustentável, inclusão social e redução das desigualdades regionais.