Aneel mantém bandeira vermelha patamar 1 para novembro
Medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas em outubro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira, 31, a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 para o mês de novembro. Com isso, as contas de energia elétrica seguirão com o acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas registrado em outubro, o que reduziu o nível dos reservatórios das hidrelétricas e aumentou o custo de geração de energia.
Nos meses de agosto e setembro, a agência havia acionado a bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, a tarifa foi reduzida para o patamar 1, agora mantido para novembro.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis de geração de energia elétrica. As cores verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2) indicam o nível de gasto do Sistema Interligado Nacional (SIN) para produzir energia.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional. Já nas bandeiras amarela e vermelha, o valor da conta de luz sofre acréscimos proporcionais ao consumo.



Comentários (0)
Comentários do Facebook