UFV fornece dados para auxiliar municípios mineiros na gestão pública

Parceria visa identificar oportunidades de melhoria, especialmente em aspectos relacionados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal

UFV fornece dados para auxiliar municípios mineiros na gestão pública
Divulgação/UFV

Prefeitos e representantes do poder público das cidades mineiras de Capim Branco, Cordisburgo e Jequitibá estiveram na Universidade Federal de Viçosa (UFV), na semana passada, para conhecer os resultados de um diagnóstico situacional realizado pela instituição nos três municípios. A iniciativa busca aprimorar as ações de gestão pública local e integra o projeto “Desenvolvimento de ações conjuntas entre a universidade e os municípios para diagnosticar, analisar e definir métodos colaborativos de gestão de dados que apoiem a avaliação do IEGM e a formulação de políticas públicas”.

Desde maio, por meio de acordos de parceria firmados entre a universidade e as prefeituras, uma equipe interdisciplinar da UFV, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), vem realizando um levantamento detalhado sobre a administração pública das três cidades. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria, especialmente em aspectos relacionados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

De acordo com Fabrício Tadeu da Silva, diretor de Governança Institucional da UFV e responsável pela condução do levantamento, o trabalho teve início em junho, quando o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aplicou o IEGM nos municípios mineiros.

Participaram da reunião os prefeitos Elvis Presley Moreira Gonçalves (Capim Branco) e Luiz Carlos Pinheiro (Jequitibá); o procurador Gabriel Viana, representando o prefeito de Cordisburgo; além de secretários e outros representantes municipais.

Fonte: UFV