Usina Hidrelétrica da Casquinha é inaugurada após revitalização

Instalação vai promover autossuficiência energética da Funarbe, além de excedente que será direcionado à UFV

Usina Hidrelétrica da Casquinha é inaugurada após revitalização
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) inauguraram, nesta quinta-feira, 28, a Usina Hidrelétrica da Casquinha, em Canaã, que voltou a operar em abril após sua revitalização.

Com investimento de mais de R$ 9 milhões, o projeto priorizou intervenções de baixo impacto ambiental e modernização tecnológica, transformando a estrutura em um sistema automatizado e de operação desassistida.

A usina, agora equipada com turbina e gerador adaptados às condições do rio, tem capacidade de gerar até 620 KWh, variando conforme a vazão. Esse resultado permitiu que a Funarbe alcançasse autossuficiência energética e garantisse o envio do excedente à Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A revitalização foi possível graças a um termo de concessão firmado entre a universidade e a Funarbe, em um momento em que ambas buscavam alternativas para suprir suas necessidades energéticas. Além da geração de eletricidade, os próximos passos incluem a construção de espaços para atividades acadêmicas multidisciplinares e a criação de um museu no local.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte, da vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, do ex-secretário de Estado Danilo de Castro (representando o deputado federal Rodrigo de Castro), do deputado estadual Roberto Andrade, além de servidores, autoridades e comunidade acadêmica.