UFV recebe delegação internacional para projetos na áreas da energia e agricultura

A UFV recebeu delegação do projeto Solarig para discutir irrigação solar e agricultura sustentável na África

UFV recebe delegação internacional para projetos na áreas da energia e agricultura
Divulgação/UFV

No último mês do ano, o campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu a visita de uma delegação internacional ligada ao projeto Solarig, uma iniciativa tripartite voltada à irrigação solar para a agricultura inteligente ao clima e à resiliência em países africanos. O projeto reúne instituições do Brasil, do Reino Unido e da África, com foco na mitigação e adaptação da agricultura às mudanças climáticas, além do incentivo ao uso da energia solar por pequenos agricultores.

Entre os participantes está o professor Dener Márcio da Silva Oliveira, do Instituto de Ciências Agrárias da UFV Florestal. A delegação foi composta por representantes da Universidade de Lincoln, no Reino Unido; da Companhia Estatal de Energia e Sustentabilidade (CESEL), da Nigéria; e do Centro de Pesquisa do Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), da Universidade de São Paulo.

Durante a visita à UFV, o grupo conheceu laboratórios e diferentes setores da instituição, além de participar de reuniões com professores e representantes da administração universitária. Em encontros com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Guedes, e com o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Di Iorio, foram discutidas possibilidades de futuras parcerias voltadas à sustentabilidade na agricultura, à segurança alimentar e à transição energética no continente africano.

A agenda no Brasil incluiu ainda visitas técnicas ao Campo Experimental de Santa Rita, da Epamig, e à Embrapa Milho e Sorgo. As atividades foram viabilizadas por meio de financiamento obtido na chamada Innovate UK Climate-Smart Agriculture Partnership: UK-Brazil-Africa (2024).

Além do professor Dener Oliveira, integraram a delegação os professores Aliyu Aliyu, Leonidas Rempelos e Faiz Iqbal, da Universidade de Lincoln; Patrick Tolani e Michael Dele Ogunmoriyele, da CESEL; e Timothy Ojoma, representante da área de agricultura do Estado de Kogi, na Nigéria.