Trilha Brigadeiro do Caparaó é incluída na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

Iniciativa visa valorizar tanto as paisagens naturais quanto o patrimônio cultural e histórico das comunidades locais

Trilha Brigadeiro do Caparaó é incluída na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso
Caminhantes do Caparaó

A Trilha Brigadeiro do Caparaó, em Minas Gerais, passou a integrar oficialmente a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, após reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A inclusão reforça a relevância do percurso como eixo de integração entre natureza, cultura, lazer, saúde e desenvolvimento sustentável, conectando o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), ao Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

O trajeto tem início no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, que possui 14.984 hectares e envolve municípios como Araponga, Ervália, Fervedouro e Muriaé. A iniciativa busca conectar fragmentos da Mata Atlântica, valorizando tanto as paisagens naturais quanto o patrimônio cultural e histórico das comunidades locais.

A implementação da trilha é conduzida pela empresa Caminhantes do Caparaó, especializada em projetos socioambientais, e é resultado do trabalho conjunto entre sociedade civil, órgãos ambientais, como o IEF e o ICMBio, e as Instâncias de Governança Regional (IGR) Circuito Serra do Brigadeiro e Circuito Turístico Pico da Bandeira.

Criado em 1961, o Parque Nacional do Caparaó protege 31,8 mil hectares, abriga o Pico da Bandeira (2.892 metros) e concentra uma rica biodiversidade, além de importantes recursos hídricos.