Projeto da UFV vence prêmio nacional na área do Gado de Leite

Grupo foi reconhecido por registrar taxa zero de mortalidade na criação de bezerras leiteiras no último ano

Projeto da UFV vence prêmio nacional na área do Gado de Leite
Divulgação/UFV

A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) em Gado de Leite da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi reconhecida nacionalmente por alcançar taxa zero de mortalidade na criação de bezerras leiteiras no último ano. Com esse resultado, a Uepe recebeu o prêmio “Top 1 - Menor Taxa de Mortalidade - 2024/2025”, concedido pelo IntegraLeite. A premiação foi entregue no último dia 13, em Uberaba (MG), ao coordenador da Unidade, o professor do Departamento de Zootecnia (DZO), Alex Lopes da Silva.

O IntegraLeite é promovido pela empresa multinacional Alta Genetics, referência na área de genética bovina, e integra o encerramento anual do Programa Alta Cria, do qual a Uepe faz parte. Segundo o professor Alex, o programa “reúne 184 fazendas leiteiras, entre as mais tecnificadas do país, com o objetivo de compartilhar dados e experiências e aprimorar práticas de manejo de bezerras e novilhas”.

Alex também integra o grupo de conselheiros do Alta Cria, ao lado de pesquisadores e técnicos de diversos países, assim como a professora do DZO Polyana Pizzi Rotta.

“Esse prêmio simboliza o compromisso da Uepe Gado de Leite em unir ciência, ensino e prática em benefício da pecuária leiteira. Mostra que estamos trilhando o caminho certo, formando profissionais preparados e conscientes do papel que têm para o futuro do setor”, destacou Alex. Ele ressaltou ainda que o reconhecimento é tanto institucional quanto dos estagiários que atuam na Unidade, “com dedicação e carinho”.

Na UFV, os professores Alex e Polyana também coordenam o Programa Família do Leite, iniciativa de destaque na pecuária leiteira que treina estudantes para atuar no setor de bovinocultura e oferece assistência técnica a pequenos produtores de Viçosa e região, contribuindo para o aumento da produção, da produtividade e da qualidade do leite.

Fonte: UFV