Preços de produtos típicos das festas de fim de ano sobem 3,48% em Viçosa

O IPC-Viçosa registrou alta de 3,48% nos itens de fim de ano, valor bem abaixo dos 11?2024. Veja quais produtos ficaram mais caros e as dicas para economizar

Preços de produtos típicos das  festas de fim de ano sobem 3,48% em Viçosa
Reprodução/internet

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, registrou um aumento médio de 3,48% nos preços de produtos alimentícios típicos das festas de fim de ano entre novembro de 2024 e novembro de 2025. Essa elevação foi inferior à verificada no mesmo período do ano anterior, que havia sido de 11,11%.

Para o professor de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenador do IPC-Viçosa, Jader Cirino, a redução entre os dois anos é resultado da ampliação da produção alimentar, principalmente no segundo semestre de 2025. “No Final do ano passado e no início desse ano, os alimentos estavam mais caros no país como um todo. Porém, no decorrer do tempo, foi registrada uma safra recorde de vários produtos alimentícios. Dentre eles, as frutas, que são parte dos itens mais consumidos na época natalina", explicou.

Itens analisados

A análise considerou 37 itens, distribuídos em quatro categorias: Carnes e Pesca dos; Bebidas; Doces, Frutas e Sobremesas e Produtos Diversos. Entre as categorias, Diversos teve a maior elevação, com alta nos preços de dez dos 14 produtos analisados.

Outra categoria com alta expressiva foi a Bebidas, onde todos os três itens observados ficaram mais caros. Na categoria Carnes e Pescados, também foi registrada alta média de preços, com destaque para os aumentos nos valores de nove produtos dentre os 14 considerados. Já a categoria Doces, Frutas e Sobremesas apresentou redução de preço dentre as demais categorias, evidenciada por quatro dentre os seis produtos observados.

Dicas

Para ajudar a economizar, o IPC sugere a escolha de produtos mais baratos dentro de cada categoria. Em Carnes e Pescados, opções como Pernil e Bacon apresentam preços mais acessíveis. Em Doces, Frutas e Sobremesas, Abacaxi, Laranja e Maçã nacional são alternativas econômicas. Já na categoria Diversos, é bom evitar a castanha-do-pará sem casca, que teve a alta mais expressiva.