Pesquisadores da UFV lançam jogo de tabuleiro sobre alimentos fermentados
Jogo oferece fermentos reais para a produção dos alimentos
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresenta, nesta quarta-feira, 3, o Colônia, um jogo de tabuleiro inovador que combina estratégia, ciência e experiência sensorial. O lançamento será às 16h30, no auditório do Bioagro, como parte da programação dos seminários do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola (PPG MBA). O evento é aberto ao público.
Desenvolvido ao longo de mais de dois anos, o Colônia foi criado pelo doutorando Jonas da Silva Teixeira, sob orientação do professor José Guilherme Prado Martin. A proposta transforma conceitos complexos de microbiologia, especialmente sobre fermentação, em uma “aventura envolvente e deliciosa”.
A inspiração surgiu em sala de aula, quando José Guilherme identificou que muitos estudantes desconheciam alimentos fermentados comuns, como chucrute, kefir, kombucha e pães de fermentação natural.
No jogo, os personagens representam bactérias e fungos utilizados na produção de alimentos fermentados. Um dos principais diferenciais é que a caixa inclui fermentos reais para a produção de tempeh, natto, kombucha, pães e leites fermentados. Assim, além da dinâmica do tabuleiro, os jogadores podem produzir e degustar os alimentos, aproximando teoria e prática. Segundo os criadores, essa experiência sensorial favorece a aprendizagem e pode estimular a incorporação desses alimentos no dia a dia.
Após o lançamento, os jogos serão distribuídos gratuitamente a instituições de ensino, como institutos federais e universidades, além de bares, restaurantes e influenciadores que ajudarão na divulgação. A seleção das instituições levará em conta critérios como localização, potencial de alcance e oferta de cursos ligados à microbiologia e biotecnologia.



Comentários (0)
Comentários do Facebook