Marcha Nico Lopes acontece amanhã
Evento começa às 14 horas, nas Quatro Pilastras
Um dos eventos universitários mais tradicionais do Brasil, a Nico Lopes, chega ao fim neste sábado, 29, com sua tradicional marcha.
A concentração dos estudantes nas Quatro Pilastras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está marcada para as 14 horas. Às 16 horas, os participantes iniciam a caminhada, seguindo pela Avenida PH Rolfs, contornando a Praça do Rosário, subindo a Rua Padre Serafim e passando pela Rua do Cemitério Dom Viçoso, rumo ao Espaço Aberto de Eventos da UFV. No local, continuam as atividades do Fuca, das 17 às 3 horas da manhã.
Edição de 2025
Desde segunda-feira, 21, a Nico Lopes promove atividades culturais, artísticas e políticas organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes da UFV. A maior parte da programação acontece na Sede Cultural do DCE.
As atividades começaram às 12h de segunda-feira, com show do DJ Lazim da ZM. Na terça-feira, na própria sede cultural, ocorreu a exibição de A rua é meu palco, produção que dá nome à edição deste ano e que foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso por Gabriela Möller, estudante de Comunicação Social/Jornalismo da UFV.
Na quarta-feira, 27, foi a vez de MC PK se apresentar no palco da Sede Cultural do DCE.
Nico Lopes
A Marcha Nico Lopes teve sua primeira edição em 1929, quando a UFV ainda era a Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). A atividade ocorria aos sábados à tarde e reunia calouros fantasiados que faziam críticas irreverentes à política. Eles saíam do campus em fila indiana, ao som de uma sanfona, e seguiam até o centro da cidade. Ao final do percurso, os calouros eram oficialmente reconhecidos como veteranos, marcando o fim do período de trote.
O nome homenageia Antônio Lopes Faria Sobrinho, o Nico Lopes, figura boêmia e folclórica de Viçosa, muito querida entre os estudantes.
Em 2022, após aprovação de projeto de lei do então vereador Professor Bartô (PT), a Marcha Nico Lopes foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Viçosa.



Comentários (0)
Comentários do Facebook