Ex-aluno da UFV é destaque na lista "Nature's 10" de 2025

Ex-aluno da UFV, Luciano Moreira integra a lista "Nature's 10" (2025) por desenvolver o Método Wolbachia no combate à dengue, zika e chikungunya.

Ex-aluno da UFV é destaque na lista
Reprodução/Internet

O pesquisador brasileiro Luciano Andrade Moreira, ex-aluno do curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi incluído pela revista Nature na lista anual “Nature’s 10” de 2025, que aponta as dez personalidades científicas que mais influenciaram a ciência ao longo do ano.

Moreira ganhou reconhecimento internacional pelo desenvolvimento e pela escala de aplicação do chamado Método Wolbachia, tecnologia que utiliza a bactéria Wolbachia para reduzir a capacidade de mosquitos Aedes aegypti transmitirem dengue, zika e chikungunya. Após anos de pesquisa, o cientista lidera uma biofábrica de wolbitos em Curitiba (PR), criada em parceria com a Fiocruz, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e o World Mosquito Program (WMP), voltada à produção em larga escala dos insetos modificados.

Estudos e projetos de implementação coordenados por Moreira têm demonstrado reduções significativas na transmissão das arboviroses em áreas onde a técnica foi aplicada, o que alavancou o reconhecimento da comunidade científica e contribuiu para a inclusão na seleção da Nature. A presença do pesquisador na lista destaca não apenas o avanço técnico, mas também o potencial de escalabilidade e impacto em saúde pública do método desenvolvido por cientistas brasileiros.