Anvisa proíbe venda e uso de adoçante à base da Alulose; entenda a Decisão

Produto da empresa Sainte Marie é composto por ingrediente não autorizado no Brasil

Anvisa proíbe venda e uso de adoçante à base da Alulose; entenda a Decisão
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de produtos à base de alulose, um tipo de adoçante, fabricados pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação.

Segundo a Anvisa, a medida foi adotada porque a alulose não integra a lista de substâncias autorizadas pela agência para uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil. Dessa forma, os produtos não atendem às normas sanitárias vigentes no país.

A agência ainda esclarece que alimentos ou ingredientes considerados novos, ou seja, que não possuem histórico de consumo no território nacional, devem obrigatoriamente passar por avaliação e aprovação prévia da Anvisa antes de serem liberados para o mercado.

Durante a análise técnica, o órgão avalia se o processo de fabricação do produto não gera riscos à saúde, como a indução ou concentração de substâncias nocivas, além de verificar se os níveis dos componentes estão dentro dos limites considerados seguros para a população.