Viçosa escolhe representantes para Conferência Estadual do Idoso

Viçosa escolhe representantes para Conferência Estadual do Idoso
Divulgação/PMV


A Prefeitura de Viçosa e o Conselho Municipal do Idoso promoveram a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em Viçosa, na sede local da OAB, na última semana de junho. 

Na oportunidade, foram eleitos os delegados -  com um representante do poder executivo e três da sociedade civil - para a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada de 19 a 21 de agosto, em Belo Horizonte. 

São eles, entre titulares e suplentes respectivamente: Marli Irias - Cras Norte - e Isabelle Abranches da Silva - SMS (representante do poder executivo); Ana Maria Nogueira de Resende - presidente do Conselho do Idoso -  e Elizabeth Aparecida de Oliveira - Pastoral do Idoso;
Gustavo Michel Lopes Sobrinho - Lar dos Velhinhos -  e Ademir Gonzaga - Parlamento do Idoso; Creuza Silveira Barreto - Parlamento do Idoso - e Antônio Raimundo Charrão Rodrigues - União das Associações de Moradores de Bairros de Distritos e de Comunidades Rurais de Viçosa (representantes da sociedade civil).

O evento, que debateu a temática "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, contou com a participação da sociedade civil e governamental e teve entre como principais objetivos discutir e analisar as políticas públicas voltadas para aquela faixa etária e propor melhorias no atendimento no âmbito de saúde, cultura, bem-estar e outros.

 Logo após a abertura, foi proferida uma palestra alusiva ao tema, seguida de outra abordando a “Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro”.

A seguir, os presentes foram divididos em grupos para discutirem os eixos distintos do evento, que foram: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

A conferência aconteceu após a reestruturação no Conselho do Idoso pela atual administração após mais de três anos inativo. Participaram também do cerimonial de abertura secretária Municipal de Assistência social, Marise Alves Silva Pinto; a vereadora Maria Prisca de Macedo da Silva (Prisca/ PT), representando a Câmara Municipal; o promotor público, Luís Cláudio Fonseca Magalhães; o empresário Nelson Fernandes Maciel; Márcia Elizabeth Teixeira Andrade, secretária de Educação da prefeitura de Viçosa; Ana Maria Nogueira, presidente do Conselho Municipal do idoso.