UFV tem primeiro trabalho de conclusão de curso defendido por estudante cego
O estudante do curso de Pedagogia Edmilson Anjos dos Santos alcançou mais um marco em sua trajetória: é o primeiro estudante cego a defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na UFV. Intitulado "Espaços e vivências pelos corredores da Universidade Federal de Viçosa: um relato de experiência de um estudante cego no ensino superior", o trabalho contou com a orientação da professora Bethania Medeiros Geremias, do Departamento de Educação (DPE), e coorientação da mestranda Janaína Torres Lopes.
Durante a apresentação do TCC, no último dia 26 de junho, Edmilson falou sobre sua própria vida acadêmica e conquistas, enquanto estudante cego no ensino superior. De origem simples e da zona rural de Guaraciaba (MG), ele lembrou que começou o Ensino Básico somente após os 20 anos e teve que usar a criatividade, já que a escola ainda não possuía os recursos necessários para pessoas com deficiência visual. Mais tarde, conseguiu ser alfabetizado com o Sistema Braille e concluiu o ensino médio no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) em Ponte Nova. Em 2017, realizou o Enem pela segunda vez e conseguiu ingressar no "tão sonhado" curso de Pedagogia da UFV.
Em seu TCC, Edmilson discutiu não apenas suas vivências, mas também o papel da universidade na promoção da inclusão, a importância das políticas públicas e da formação docente, bem como o uso de tecnologias assistivas para garantir a acessibilidade. Ele destacou o prazer em apresentar o seu TCC, "depois de tanta luta e caminhada", agradeceu à Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI), aos monitores que o atenderam, aos professores e colegas, e afirmou que todos contribuíram muito para o seu aprendizado. "Aqui eu aprendi, mas também deixei um legado para a UFV. Quando falamos em inclusão é preciso que a pessoa que necessita esteja no ambiente para tornar o local de fato acessível. Saio muito grato e os desafios contribuíram com o meu crescimento. Que possamos juntos lutar e transformar os espaços acadêmicos em um local de inclusão para todos."
Participaram da banca examinadora, os professores Arthur Meucci e Gabriela Silveira Meireles, do DPE, que contribuíram com reflexões e sugestões para o aprofundamento do estudo.



Comentários (0)
Comentários do Facebook