UFV e CeasaMinas criam índice de preços para comércio de produtos hortigranjeiros em Minas Gerais

UFV e CeasaMinas criam índice de preços para comércio de produtos hortigranjeiros em Minas Gerais
Divulgação/UFV

A partir de agora, o nome da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estará vinculado ao comércio de produtos hortigranjeiros distribuídos pela Ceasa em Minas Gerais.

Isso porque um evento na reitoria, realizado na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, marcou o lançamento oficial do Índice de Preços de Hortigranjeiros, que será chamado IPH UFV-CeasaMinas.

A metodologia, criada no Departamento de Economia (DEE), passa a ser um indicador da flutuação de preços para produtores, varejistas e consumidores na maior empresa de distribuição de alimentos hortifrutigranjeiros de Minas Gerais e segunda maior do Brasil.

Segundo o reitor Demetrius David da Silva, há cerca de dois anos, ele visitou a CeasaMinas para prospectar e oferecer contribuições da UFV para o setor de alimentos no estado. Lá, encontrou um banco de dados muito organizado, mas que não gerava informações para o consumidor. Em contato com o DEE, surgiu a ideia de criar um índice de preços semelhante ao que já é feito para Viçosa desde 1985.

O trabalho será realizado pela equipe coordenada pelo professor Francisco Cunha Cassuce (DEE). O objetivo é gerar um índice semanal de variação de preços de 58 produtos, que correspondem a 97% do que é comercializado no CeasaMinas, em Contagem. Também será divulgado um boletim mensal com informações sobre a flutuação dos preços.

Fonte: UFV