Parque do Cristo realiza atividades gratuitas no próximo domingo

Para participar, é necessário inscrição prévia. Máximo de 20 pessoas por horário

Parque do Cristo realiza atividades gratuitas no próximo domingo
Divulgação/Parque do Cristo

O Parque Natural Municipal do Cristo Redentor de Viçosa realiza, no próximo domingo, 20 de julho, um evento que integra a campanha nacional “Um Dia no Parque”, realizada anualmente desde 2018 e com participação ativa do parque em três anos consecutivos. A iniciativa contará com uma roda de conversa, caminhada, exposição de fotos e oficinas de pintura com tinta de terra para crianças. 

Aos interessados, as inscrições gratuitas devem ser feitas previamente através de um formulário específico (AQUI). As atividades serão realizadas das 8 às 9h30 e das 10 às 11h30, com um máximo de 20 pessoas por horário. 

Os organizadores recomendam usar óculos de sol, levar garrafa de água, ir de tênis e usar protetor solar. Eles também ressaltaram que não há lanchonete no parque e, caso haja o interesse de levar lanches, deve-se recolher todo o lixo que produzir e levar consigo ao final da atividade. Há sanitário e bebedouro.

Este ano, a campanha nacional traz como tema “Proteger o que nos conecta!”. Para a administração do Parque do Cristo de Viçosa, o assunto está inteiramente ligado às populações etnicamente vulneráveis. “Proteger o que nos conecta é, necessariamente, cuidar da natureza. E percebemos que a destruição da natureza e o uso de elementos naturais de maneira desenfreada atingem de forma muito mais nociva essas populações.”, declarou o Parque. 

Assim, o evento contará com a presença de Jéssica “Iscah” Silva, mulher negra de 31 anos, mãe e líder jovem do Quilombo Bom Jardim, de Visconde de Rio Branco, e integrante do Conselho Griô da Rede Sapoti.

Iscah também é artesã de biojoias e utiliza folhas, cascas, sementes e outros elementos da natureza para compor seu trabalho. “A natureza também está presente na alimentação e nos chás que Iscah usa para cuidar da saúde e bem-estar.”, ressalta o Parque.

Ela será uma das responsáveis pela roda de conversa, junto com Mariana Ambrósio, Historiadora e Educadora Ambiental do Parque do Cristo. Enquanto Iscah compartilhará afro-vivências com a natureza e a importância da proteção sociobiodiversidade para quilombos, Mariana refletirá sobre o tema “Racismo Ambiental e Racismo Estrutural”.

Além da roda, também haverá uma exposição de fotos de mulheres negras que contribuíram para o avanço da ciência. E também uma atividade de pintura com tinta de terra para as crianças, facilitada pelo experiente tintor Pedro Quirino.