Grupo Impacto de Dança marca Festival Sziget e comove o público
Os dançarinos levaram a cultura urbana de Minas Gerais para o mundo
O Festival Sziget, realizado em Budapeste, na Hungria, foi marcado pelo grupo viçosense Impacto de Dança, que levou a cultura urbana de Minas Gerais e do Brasil ao público europeu. O evento é considerado um dos mais relevantes e maiores do mundo no quesito cultural e quantidade de espectadores. O festival reúne anualmente 60 mil pessoas em cada dia da programação.
Os dançarinos do Impacto promoveram duas apresentações do espetáculo Três Gritos, abordando diversas especificidades brasileiras e trazendo características únicas do grupo. “Foi um show super interessante. A presença de palco foi de altíssima qualidade, o som, os movimentos, foi realmente poderoso, e os dançarinos foram ótimos”, disse uma espectadora francesa.
Para Patrícia Lima, diretora geral do grupo, o evento marcou individualmente cada dançarino. “Estamos todos muito felizes e gratos por toda a experiência vivida e por nossa participação, que com certeza também deixou muitas marcas nas pessoas que encontramos”, afirmou.
Já o brasileiro Wellington Fonseca, que vive há 30 anos na Bélgica, confessou que se sentiu conectado. “A música, a dança, fiquei emocionado com os gritos. É a ginga brasileira que você não vê na Europa. Foi demais, muito bonito, já mandei vídeos para a família inteira assistir”.
Nas batalhas do Cypher Town - Festival de Hip Hop que fez parte da programação do Sziget, a vitória veio com Alex Leko e Luís Filipe Fil, campeões da disputa internacional de Hip Hop Freestyle, superando dançarinos de vários países com técnica, criatividade e vibração contagiante. E Filipe Fil ainda brilhou em outro momento: participou da intensa batalha de House e Break ao lado do australiano Jeff Dunne, que representou seu país nas últimas Olimpíadas. Mesmo sem o título, a dupla fez história em duelos pesadíssimos contra competidores da Colômbia e da Hungria, arrancando aplausos e pedidos da plateia por mais rodadas.
A turnê do Grupo Impacto na Hungria foi viabilizada pela Lei Rouanet, com incentivo da Haskell, apoio cultural da Prefeitura de Viçosa – Secretaria Municipal de Cultura, e realização do Instituto ASAS, Núcleo de Arte e Dança e Ministério da Cultura – Governo Federal - União e Reconstrução.



Comentários (0)
Comentários do Facebook