Escolas municipais de Viçosa terão novos diretores em junho

Votação está prevista para o dia 11 de junho e posse dos eleitos ocorrerá ainda no mesmo mês.

Escolas municipais de Viçosa terão novos diretores em junho
Nayara de Paula/G1

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (União), sancionou o projeto de lei nº 27/2025 que regulamenta o processo de escolha dos diretores e vice-diretores das 11 escolas da rede municipal viçosense. Com a nova legislação, foi divulgado na última segunda-feira, 19, o edital para as eleições dos gestores escolares. A votação será no dia 11 de junho, e as inscrições das chapas devem ser feitas entre os dias 26 e 29 de maio, pelo site da prefeitura. As chapas habilitadas serão divulgadas no dia 2 de junho, e a posse dos eleitos está prevista para ocorrer ainda no mesmo mês.

Para participar das eleições, os candidatos devem ser servidores públicos efetivos com ensino superior completo em licenciatura, não importando a área de formação específica. É necessário, também, que o profissional tenha, no mínimo, dois anos de exercício na escola em que deseja atuar como diretor. 

Os interessados ainda devem apresentar desempenho satisfatório (60% do total de pontos) em avaliação interna da gestão municipal e não podem ter quaisquer pendências judiciais ou administrativas. A avaliação será aplicada antes da inscrição e homologação das chapas, conforme edital. No mesmo dia da votação, 11 de junho, será realizada a apuração no salão nobre do Centro Administrativo Antônio Chequer, com presença aberta à comunidade. 

O mandato será de três anos e, logo após o pleito eleitoral, os vencedores deverão passar por um curso de formação em Gestão Escolar, que terá início em agosto e término em dezembro deste ano, sendo aberto para outros servidores que tenham interesse na formação. A frequência mínima exigida é de 75%, sob risco de perda do mandato em caso de descumprimento.