CIDADE

Projeto Acreditar no Amanhã está entre os finalistas do Prêmio Sebrae

Iniciativa atua na ressocialização de detentos do presídio de Viçosa


Publicado em: 29/02/2024 às 10:02hs

Projeto Acreditar no Amanhã está entre os finalistas do Prêmio Sebrae
Foto: Divulgação/Prefeitura de Viçosa

O Projeto Acreditar no Amanhã, desenvolvido pelo Setor de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Viçosa, está entre os 30 finalistas da XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. 

O Prêmio é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Sob a coordenação de Raphael Gustavo dos Santos, o Projeto Acreditar no Amanhã atua em Viçosa desde 2021. Uma de suas vertentes é a capacitação de detentos do presídio de Viçosa na arte do corte e costura para confeccionarem uniformes escolares para alunos das escolas públicas do município e para eles mesmos. Orientados pela professora Nirnei de Assis, eles produzem shorts e camisas para os meninos, e saias-shorts, laços de fitas e camisas para as meninas.

De acordo com a prefeitura de Viçosa, um dos aspectos mais marcantes do projeto é a oportunidade de ressocialização que oferece aos detentos. Além de adquirirem habilidades práticas, os participantes são beneficiados com a redução de suas penas, com um dia sendo descontado a cada três dias de trabalho dedicado ao projeto.

Na última quinta-feira, 22, os representantes do Sebrae/MG, Igor Robert, Patrícia Souza e Vinícius Reis, acompanhados pelo prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; pelas secretárias municipais, Vera Saraiva (Assistência Social) e Rita Rodrigues (Desenvolvimento Econômico); e pelos servidores Raphael Gustavo dos Santos e Daniela Guimarães, estiveram no presídio de Viçosa onde foi apresentado o projeto.

“O Projeto Acreditar no Amanhã vem demonstrando que iniciativas sociais inovadoras têm o poder de gerar mudanças significativas. O reconhecimento no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora revela o impacto positivo que o projeto tem na comunidade, inspirando outros municípios a adotarem abordagens que promovam a inclusão e a ressocialização de pessoas reclusas", informou a prefeitura de Viçosa.