CIDADE

Comitiva de Viçosa participa de evento sobre inovação no setor público em BH

Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Viçosa esteve presente


Publicado em: 14/02/2024 às 16:30hs

Comitiva de Viçosa participa de evento sobre inovação no setor público em BH

Uma comitiva de Viçosa marcou presença no lançamento do HubMG GOV, projeto do governo de Minas, em parceria com a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e a consultoria Neo Ventures que vai destinar R$ 40 milhões em recursos para que empresas e instituições mineiras trabalhem em projetos tecnológicos e científicos para melhorar problemas mapeados na administração pública. Cada inscrito poderá captar até R$ 2 milhões para realizar projetos.

De Viçosa, participaram a secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Viçosa, Rita de Cássia Fialho Rodrigues, além de representantes do tecnoPARQ/UFV (Parque Tecnológico de Viçosa), como a coordenadora Jucélia Maria Lopes Maia Roberto e a agente de inovação Luciana Ramos Soares. Também participaram os sócios da empresa de base tecnológica Move Your Body, Ana Carolina Lopes Cassimiro e Ederley Emanuel Souza.

O evento foi conduzido pelo superintendente de Inovação do Estado de Minas Gerais, Pedro Emboava, e contou com a participação de outras autoridades representativas de universidades, de empresas, de instituições públicas e atores do Ecossistema de Inovação.

Para a equipe do tecnoPARQ/UFV, eventos como esse desempenham um papel crucial ao fomentar a interação entre os diversos atores do tríplice hélice – academia, empresas e governo – promovendo melhorias significativas no setor público e, consequentemente, na qualidade de serviços oferecidos aos cidadãos.

A secretária Rita Rodrigues disse que o edital é diferenciado por apresentar, de forma prévia, mais de 240 desafios de órgãos públicos que deverão ser objeto das propostas e, consequentemente, das soluções a serem submetidas.

Rita aproveitou a oportunidade para se encontrar com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; com o secretário executivo, Guilherme da Cunha Andrade; e com o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, para tratar de assuntos relacionados a investimentos em Viçosa nesta área, uma vez que a APL (Arranjo Produtivo Local) de Viçosa é “Cidade de Base Tecnológica e Inovação”.