UFV sobe em ranking internacional de melhores universidades

Dentre as latino-americanas e caribenhas, a universidade subiu 13 posições, chegando à 81ª colocação

UFV sobe em ranking internacional de melhores universidades
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) está entre as 20 melhores universidades do Brasil e as 85 melhores da América Latina e do Caribe, segundo o QS World University Rankings de 2026. A divulgação foi feita, na semana passada, pela consultoria global de ensino superior "QS Quacquarelli Symonds". O ranking avalia mais de 1.500 universidades em 100 países, sendo 492 latino-americanas e 130 exclusivamente do Brasil.

Na América do Sul, a UFV alcançou o 65º lugar, subindo 10 posições em comparação à última avaliação. Dentre as latino-americanas e caribenhas, o salto foi ainda maior, já que a universidade subiu 13 posições, chegando à 81ª colocação, mesmo com o aumento de instituições classificadas. Apenas 24 universidades brasileiras estão no ranking, sendo a UFV a 12ª melhor entre as federais e a segunda melhor mineira, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Com esses resultados, a UFV ultrapassou 84% das universidades avaliadas, figurando entre as 16% melhores da região. Além disso, novamente foi considerada a terceira melhor universidade do Brasil na área de Ciências Agrícolas e Florestais, atrás apenas da USP e Unicamp.

O índice de cada instituição foi calculado por meio de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação de empregabilidade, proporção de professor por estudante, proporção de docentes com doutorado, rede internacional de pesquisa, citações por artigo, artigos por pesquisador e alcance na internet. 

De acordo com o levantamento da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, os avanços da UFV se deram principalmente em função do corpo acadêmico e técnico altamente qualificado, o aumento e relevância de publicações, além de parcerias internacionais. 

O ranking completo pode ser acessado em www.topuniversities.com.

Fonte: UFV