Reitor da UFV participa de audiência pública sobre o curso de Cooperativismo no Senado Federal

A iniciativa, proposta pela senadora Dorinha Seabra (União), celebrou os 50 anos do curso, responsável pela primeira turma da área no Brasil

Reitor da UFV participa de audiência pública sobre o curso de Cooperativismo no Senado Federal
Divulgação/UFV

O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, participou, nesta quarta-feira, 8, de uma audiência pública no Senado Federal que marcou os 50 anos do ensino superior em cooperativismo no Brasil e discutiu a importância do tema nos currículos da educação nacional. O encontro foi promovido pela Comissão de Educação e Cultura, em Brasília (DF), e reuniu representantes de universidades, do governo e de entidades ligadas ao setor cooperativista.

A iniciativa foi proposta pela senadora Dorinha Seabra (União), que destacou o papel pioneiro da UFV, responsável pela criação do primeiro curso de Cooperativismo do país, em 1975. “Foi um marco inaugural da formação acadêmica nessa área no Brasil”, afirmou.

Durante sua fala, o reitor agradeceu pela realização da audiência e ressaltou o orgulho de representar a universidade onde o curso teve início. Ele apresentou dados que demonstram o impacto da formação na área: 85% dos egressos estão empregados no setor, com remuneração média entre cinco e dez salários mínimos, e 95% reconhecem a importância estratégica do curso para a carreira profissional.

Além de tratar do ensino em cooperativismo, o reitor defendeu mais recursos para as universidades e sugeriu que o Ministério da Educação avalie formas de incluir o cooperativismo na curricularização da extensão, ampliando a presença do tema na formação dos estudantes.

Participaram também da audiência, representando o curso da UFV, o chefe do Departamento de Economia Rural, Marcelo José Braga, os professores Alair Ferreira de Freitas, Alan Ferreira de Freitas, Mateus de Carvalho Reis Neves, Nathalia Thais Cosmo da Silva e Roseni Aparecida de Moura, além de estudantes de graduação e pós-graduação. O evento contou com a presença de ex-alunos, como Remy Gorga Neto, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras, e Valéria Bressan, professora da Universidade Federal de Minas Gerais.