POLÍCIA

Revista Veja revela dados sobre investigação de escândalo sexual na UFV

Alunas dizem ter sido alvo de abusos e até estupros. O agressor seria um prestigiado professor


Publicado em: 30/09/2022 às 22:00hs

Revista Veja revela dados sobre investigação de escândalo sexual na UFV

O Ministério Público Federal (MPF) investiga, em sigilo, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Edson Ferreira Martins, de 43 anos, que está sendo acusado por 11 mulheres de abuso de poder, violência física, assédio moral, assédio sexual e estupro. O caso chegou à procuradoria por meio de uma representação feita pela própria instituição de ensino, que apura denúncias desde 2019.

O escândalo foi revelado por uma reportagem da revista Veja, publicada nesta sexta-feira, 30. De acordo com a publicação, depoimentos já colhidos pela universidade basearam a representação feita ao MPF. Ainda de acordo com a reportagem, os relatos das vítimas ajudam a traçar um “modus operandi” do professor, que usaria do poder do cargo e da admiração para seduzir alunas mais novas que ele. 

Parte da sedução era feita por meio de promessas de vagas em projetos de pesquisa na universidade e por conversas em redes sociais. Em alguns casos, ele já partiu diretamente para o flerte.

O caso está repercutindo entre universitários e ex-alunos da universidade. Em postagens nas redes sociais, uma internauta disse: “Finalmente as vítimas desse cara tendo voz!!! Que a justiça possa ser feita de uma vez por todas”. Uma outra usuária do Twitter publicou: “o assediador de letras saindo na Veja”.

À revista Veja, a defensora Marinês Alcheri alegou que o cliente é a “vítima” e há provas sobre isso. O Folha da Mata não conseguiu contato com a advogada, nem com o investigado.