Jogos Florais de Viçosa têm programação definida para novembro
A cidade de Viçosa se prepara para sediar, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a segunda edição dos Jogos Florais, evento promovido pela União Brasileira de Trovadores (UBT) – Seção Viçosa. A programação reúne atividades culturais, literárias e artísticas que celebram a arte da trova e o intercâmbio entre poetas de diversas cidades mineiras e de outros estados.
A abertura oficial será no dia 7 de novembro (sexta-feira), às 18h30, no Auditório Arduíno Bolivar, na Prefeitura de Viçosa. A cerimônia contará com apresentações culturais, entrega da chave da cidade, homenagem ao acadêmico e trovador José Levy, além da apresentação da Musa 2024 e da eleição da Musa 2025. A recepção aos trovadores está prevista para as 17h, seguida de coquetel de confraternização.
No sábado, 8, os participantes farão um city tour “ufeViano”, com visita guiada ao Horto Botânico e ao Herbário VIC, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), das 9h às 11h45, durante o encontro “Chá com Prosa e Verso”. Após o almoço por adesão, haverá uma caminhada pelas Quatro Pilastras até o Prédio Arthur Bernardes, às 14h. A noite será dedicada à cerimônia de premiação, novamente no Auditório Arduíno Bolivar, das 19h às 22h, com números musicais, leitura das trovas vencedoras, entrega de troféus e medalhas, e divulgação do tema da Trova Relâmpago 2025.
O encerramento acontece no domingo, 9, com culto ecumênico às 9h, seguido de lanche. A programação continua no Largo São Francisco, onde será inaugurada a Praça dos Trovadores, em alusão à primeira edição do evento, com plantio de árvore simbólica e classificação das trovas do concurso relâmpago. O encontro termina com almoço de confraternização.
Destaques do evento
O livreto informativo dos Jogos Florais deste ano traz prefácio do presidente estadual da UBT-MG, Arlindo Tadeu Hagen, que enaltece o empenho da equipe viçosense e o amadurecimento do grupo ao promover a segunda edição do evento. “Partir para a realização dos II Jogos Florais demonstra força e determinação da UBT que os realiza. É sempre prova de amadurecimento do grupo que planeja, organiza e realiza um evento dessa parte”, destacou Hagen.
A presidente da Academia de Letras de Viçosa e líder da UBT-Viçosa, Rozimar Gomes da Silva Ferreira, coordena a organização do evento e também integra a nova diretoria estadual da União Brasileira de Trovadores. Ela foi eleita presidente do Conselho da UBT para o biênio 2026/2027, ao lado de Arlindo Tadeu Hagen (presidente), Dodora Galinari (vice-presidente) e outros representantes de Minas Gerais.
Os Jogos Florais de Viçosa consolidam-se, assim, como uma das mais importantes celebrações literárias da cidade, reforçando o papel da poesia, da trova e da cultura como instrumentos de integração, arte e amizade.



Comentários (0)
Comentários do Facebook