ESPORTE

Após confusão em jogo, Sagrado Coração é declarado vencedor do Intermunicipal de Viçosa

Sagrado Coração já estava garantido na final e aguardava decisão da Junta de Justiça Desportiva sobre confusão ocorrida na semifinal entre Barrinha e Xonados. As duas equipes foram expulsas


Publicado em: 14/03/2024 às 14:30hs

Após confusão em jogo, Sagrado Coração é declarado vencedor do Intermunicipal de Viçosa
Foto: Marcelo Zinato

O Campeonato Intermunicipal de Futebol de Viçosa, promovido pela Liga Esportiva de Viçosa (LEV) e que dá direito ao campeão de disputar o Campeonato Mineiro de Futebol Amador da Federação Mineira de Futebol, não teve um desfecho legal durante a disputa das semifinais, na tarde do último sábado (9), no Campo da Barrinha. A rodada foi marcada por muita confusão envolvendo atletas e dirigentes das equipes da Barrinha e Xonados de Cachoeira de Santa Cruz. 

O jogo terminou empatado em 1 a 1 em seu tempo normal, gols marcados por Júlio César (Xonados) e Dioni (Barrinha). Mas o desfecho seria normal se não fosse a grande confusão provocada por dirigentes e atletas das duas equipes, momentos antes das disputas por pênaltis. 

Tumulto

Assim que o árbitro do jogo, Gustavo Felipe Coelho, encerrou a partida aos 56 minutos da etapa final – dois minutos antes a Barrinha havia empatado o jogo – dirigentes e atletas do Xonados entraram em campo e cercaram a arbitragem que somente não foi agredida fisicamente por causa da intervenção imediata da equipe de profissionais que fazia a segurança contratada pela liga. 

Nesse meio tempo, o atleta Patrick Antônio do Xonados foi agredido por diversos jogadores da Barrinha. Caído, ele levou pontapés pelo corpo e teve uma forte escoriação no rosto. Do lado de fora do campo, na área de acesso aos vestiários, houve mais tumultos seguidos de agressões. 

Depois de muito tempo de espera, houve a cobrança de pênaltis que definiria o primeiro finalista do Intermunicipal, com o resultado apontando a vitória do Xonados por 6 a 5.  

Decisão da Junta de Justiça Desportiva

O incidente levou a direção da liga a oficializar os fatos à Junta de Justiça Desportiva (JJD) que de posse dos relatórios do árbitro e do delegado do jogo e consultando o regulamento da competição e o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), decidiu, nesta quinta-feira (14), expulsar a Barrinha e o Xonados do Campeonato Intermunicipal de Futebol de 2024. Além disso, ambas as equipes foram multadas em R$ 500. 

Sagrado Coração Campeão

Na segunda semifinal disputada no sábado, o Sagrado Coração do bairro Carlos Dias venceu o Tecendo Sonhos de São José do Triunfo pelo placar de 2 a 1, gols de Daniel e Hugo (Sagrado Coração) e de Salatiel (Tecendo Sonhos). 

A equipe do Carlos Dias aguardava a decisão da JJD para saber com quem jogaria a final. Com a expulsão de Xonados e Barrinha, o Sagrado Coração foi declarado campeão do Campeonato Intermunicipal de Futebol de 2024 e vai representar Viçosa no Campeonato Mineiro Amador 2024.