SAÚDE

Ponte Nova deve regredir para onda vermelha

Municípios da microrregião de Ponte Nova, desde 21 de novembro, operavam na onda amarela do Minas Consciente


Publicado em: 03/12/2020 às 11:06hs

Ponte Nova deve regredir para onda vermelha
Foto: Prefeitura de Ponte Nova/Arquivo

O município de Ponte Nova, que desde 21 de novembro, opera na onda amarela do programa Minas Consciente, deve regredir para a onda vermelha, conforme as novas deliberações publicadas nesta quarta-feira, 2, pelo Governo de Minas.

A medida acontece porque a orientação do Minas Consciente para a microrregião de Ponte Nova, composta por 21 municípios, é de que funcionem apenas os serviços essenciais. Além disso, a macrorregião Leste do Sul, da qual o município faz parte, também deve operar na onda vermelha.

As regressões registradas em Ponte Nova ocorrem devido ao aumento do número de casos de Covid-19. O boletim epidemiológico de ontem, contabilizou 1.440 confirmações de Covid-19; só na terça-feira, 1º, foram 66 novos casos e nesta quarta, mais 31. O município tem 327 casos ativos, 1.084 curados e 29 óbitos.

O município conta com 19 leitos de UTIs, sendo que, até ontem, 17 estavam ocupados. Lá são 80 leitos clínicos para Covid-19, e 31 ocupados. Um paciente de Rio Doce, que integra a microrregião de Ponte Nova, está internado em leito de UTI em Viçosa, devido à alta taxa de ocupação em Ponte Nova. 

A onda vermelha do Minas Consciente permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais, como farmácias, supermercados e outros. Ponte Nova, desde o final de novembro, voltou a realizar rodízio com CPFs terminados números pares sendo atendidos nos dias pares e os finais ímpares, nos dias ímpares.

A Prefeitura de Ponte Nova ainda não se pronunciou sobre o assunto.