SAÚDE

Caso de Tétano Acidental é registrado em Viçosa; saiba como se proteger

Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados


Publicado em: 18/08/2022 às 11:52hs

Caso de Tétano Acidental é registrado em Viçosa; saiba como se proteger

A Prefeitura de Viçosa comunicou nesta quinta-feira, 18, o registro de um caso confirmado de Tétano Acidental no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente encontra-se hospitalizado sem, contudo, apresentar registro de histórico vacinal.

O Tétano Acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, que pode ser prevenida por vacina. É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada Clostridium que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhões e mordidas de bichos.

A bactéria é encontrada nas fezes depositadas na areia ou na terra por animais ou humanos. A infecção se dá pela entrada dessas bactérias, através de ferimentos na pele, contaminadas com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria

A doença

O diagnóstico do Tétano Acidental é feito clinicamente, ou seja, de acordo com os sintomas e lesões de pele pelas quais a bactéria possa ter entrado no organismo do paciente.

Os sintomas são rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço, dificuldade para abrir a boca (trismo) e engolir, riso sardônico produzido por espasmos dos músculos da face.

A principal medida de prevenção contra o Tétano Acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das UBSs em todo o município, sendo preconizada, no Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações, a Vacina Penta. 

Essa vacina oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B e hepatite B, e é indicada para imunização ativa de crianças a partir de 2 meses de idade, em esquema de três doses, com intervalo de 60 dias entre as doses, indicando-se um reforço de 12 a 15 meses com a vacina DTP; um segundo reforço é preconizado aos 4 anos de idade. A partir dessa idade, é necessário um reforço a cada dez anos após a última dose administrada com a vacina dupla adulto (dT) contra a difteria e o tétano.

Em Viçosa, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde informou que para tomar a vacina, a pessoa deve ir até a UBS mais próxima de sua residência com a carteira de vacinação para verificar e atualizar o cartão de vacina.