ECONOMIA

IPC Viçosa prevê ceia de fim de ano mais cara em 2023

Destaca-se o aumento expressivo de 18,13% em doces, frutas e sobremesas. A categoria bebidas também registrou uma alta de 7,83%


Publicado em: 18/12/2023 às 08:30hs

IPC Viçosa prevê ceia de fim de ano mais cara em 2023
Foto: Timolina/Freepik

O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, após deflação no mês anterior, voltou a apresentar inflação em novembro, indicando que, em média, os preços dos bens e serviços para o consumidor no município ficaram 0,29% mais caros em relação ao mês anterior. Com a chegada das festas de fim de ano, alguns produtos típicos que compõem a ceia de natal também sofreram aumento: ficaram 6,14% mais caros no período compreendido entre novembro de 2022 e novembro de 2023.

A boa notícia é que o custo da cesta básica em Viçosa, depois da alta em outubro, registrou queda em novembro, apresentando diminuição de 1,78%, com destaque para a redução no preço do tomate (-28,48%). A temperatura elevada acelerou a maturação dos frutos, aumentando a sua oferta e reduzindo, consequentemente, o seu preço. Observa-se que os grupos que mais contribuíram para tal valor no mês corrente foram Alimentação e Transporte e Comunicação.

Em termos de valor, a cesta básica, em Viçosa, no mês de novembro foi de R$495,91, ou seja, R$8,99 mais baixa em comparação ao mês de outubro, cujo custo havia sido de R$504,90. 

O trabalhador viçosense que ganhou um salário-mínimo de R$1.320,00 em novembro, gastou 37,57% de sua renda para adquirir os produtos que compõem a cesta básica de alimentação, sendo que em outubro, tal valor havia sido de 38,25% da renda.

Em novembro, dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, quatro apresentaram inflação, conforme segue: Vestuário (1,55%); Transporte e Comunicação (1,20%); Alimentação (1,00%); e Educação e Despesas Pessoais (0,17%). Já os Artigos de Residência (-3,39%); Saúde e Cuidados Pessoais (-0,40%); e Habitação (-0,26%) apresentaram deflação. 

CEIA DE NATAL MAIS CARA

Em termos de categorias de produtos, destaca-se a alta verificada em doces, frutas e sobremesas (18,13%), onde cinco (Laranja, Doce de leite, Pêssego em calda, Maçã nacional e Abacaxi) dos seis produtos considerados experimentaram elevações de preço. A categoria Bebidas (7,83%) também apresentou alta importante, sendo que os três produtos (Cerveja, Refrigerante e Vinho Branco) considerados ficaram mais caros. 

Já na categoria Diversos (2,10%), embora em menor intensidade, foi registrada alta média de preços, com destaque para os aumentos nos valores dos produtos Azeitona verde e Uvas passas brancas. Por outro lado, a categoria Carnes e Pescados (-3,49%) foi a única a apresentar redução média de preço, com ênfase para as quedas nos produtos Peru, Frango inteiro resfriado e Alcatra.