CIDADE

Idosa do Lar dos Velhinhos de Viçosa morre com Covid-19

Ela estava internada, após o surto da doença na instituição, e não resistiu


Publicado em: 21/07/2021 às 18:22hs

Idosa do Lar dos Velhinhos de Viçosa morre com Covid-19
Foto: reprodução

Uma idosa de 93 anos é a primeira vítima da Covid-19 no Lar dos Velhinhos de Viçosa desde o início da pandemia. Ela estava internada em leito clínico do Hospital São Sebastião e faleceu no fim da tarde desta quarta-feira, 21.

A idosa, natural de Canaã, era residente do Lar dos Velhinhos há 4 anos e foi uma das contaminadas pelo surto de Covid-19, registrado na semana passada. Após rodadas de testes, o total de idosos contaminados chega a 31 e, entre os funcionários, são 11 casos positivos.

A idosa que faleceu hoje era a única paciente com estado de saúde mais crítico, em função da idade avançada e de outras doenças associadas que dificultaram a recuperação. Outras duas pessoas seguem internadas no HSS e mais quatro idosos contaminados estão no Hospital São João Batista.

No Lar dos Velhinhos 30 idosos estão em isolamento, até mesmo os que testaram negativo, e são acompanhados 24h pela equipe de enfermagem e médica da instituição. Um idoso foi retirado pela família e cumpre o período de isolamento sob cuidado dos familiares.

MEDIDAS

Diante da necessidade de contratação de profissionais de saúde para suprir as demandas neste momento, a Secretaria de Saúde autorizou a contratação emergencial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores e auxiliares de serviços gerais, com a contribuição da Prefeitura de Viçosa. Um médico da Secretaria de Saúde foi direcionado para prestar suporte técnico e assistencial ao Lar dos Velhinhos, o profissional solicitou exames laboratoriais para avaliação bioquímica de todos os idosos.

Para a gerente da Vigilância Sanitária, Wanderléia Rodrigues, com a vacinação de todos os idosos no início do ano, a evolução dos casos é mais leve, o que provavelmente evitou uma maior gravidade, com possíveis perdas de vidas. As vacinas foram aplicadas em janeiro e fevereiro.

A Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária realizaram uma visita técnica no local para avaliar a instalação e recomendar protocolos de acordo com a realidade estrutural do local e continuam fazendo monitoramento da situação. Além do suporte técnico, assistencial e fornecimento de recursos humanos, a Secretaria de Saúde também está fornecendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de saúde para o Lar dos Velhinhos.