CIDADE

Coes de Viçosa sugere medidas mais rígidas no combate à Covid

Retorno das barreiras sanitárias e rodízio de CPF serão considerados. Decisão sobre qualquer mudança, entretanto, cabe ao prefeito Raimundo Cardoso


Publicado em: 05/03/2021 às 19:43hs

Coes de Viçosa sugere medidas mais rígidas no combate à Covid
Foto: arquivo

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), esteve reunido durante a tarde desta sexta-feira, 05, para avaliar novas medidas de combate à pandemia. O grupo é composto por representantes da administração municipal, de setores econômicos e produtivos do município, UFV e Câmara.

A deliberação do Coes é para que o município seja mantido na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente, mas adotando medidas mais restritivas conforme determinação do Governo do Estado em decreto que criou a Onda Roxa, divulgado no último dia 3. A criação da nova onda impõe mais rigidez nas ações de prefeituras que estão à beira do colapso do sistema de saúde. Em Viçosa, nesta sexta-feira, 5, apenas dois leitos de UTI Covid-19 estavam disponíveis.

As novas medidas serão oficializadas, por decreto-lei, a ser assinado pelo prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), na próxima segunda-feira, 8.

COMBATE INTENSIFICADO

De acordo com as medidas impostas pela Onda Roxa e que poderão ser aplicadas em Viçosa, podem funcionar apenas os serviços essenciais e as cirurgias eletivas são suspensas. Caso o prefeito queira ir mais além, poderá restringir a circulação de pessoas, com imposição de toque de recolher das 20 às 5 horas.

A circulação de pessoas sem máscaras fica proibida em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado. Ninguém com sintomas de gripe pode sair de casa, a menos que esteja indo para uma consulta médica. Ficam proibidos os eventos públicos ou privados e as reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa.

A implantação de barreiras sanitárias de vigilância é medida que pode ser adotada, juntamente com a imposição do rodízio de CPFs para atividades comerciais. Os bares e restaurantes poderão ser fechados, permitindo apenas o funcionamento por delivery.

As sugestões serão apreciadas pelo prefeito que, juntamente, com sua assessoria definirá quais medidas serão adotadas com validade a partir da próxima terça-feira, 9 de março.