UFV

Aulas presenciais na UFV somente em junho

Instituição vai oferecer disciplinas do segundo semestre nos primeiros meses de 2021 e a entrada de novos alunos vai ocorrer somente no segundo semestre


Publicado em: 30/01/2021 às 16:00hs

Aulas presenciais na UFV somente em junho
Foto: Divulgação UFV

Os estudantes de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) iniciam, no dia 1º de fevereiro, mais um período sem aulas presenciais. A universidade manteve a decisão divulgada em novembro, quando seus órgãos superiores aprovaram o Período Especial Remoto 2 (PER 2), com início em fevereiro e conclusão em 21 de maio de 2021. 

As aulas continuarão acontecendo por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação. A adesão ao PER 2 será universal para todos os departamentos e institutos de ciências da UFV. Já a participação dos estudantes será facultativa, ou seja, aqueles que não efetivarem a matrícula terão seus vínculos institucionais preservados.  Quem se inscreveu já realizou o plano de estudos tem até o dia 5 de fevereiro para incluir ou excluir disciplinas. As disciplinas oferecidas são, prioritariamente, as previstas para o segundo período letivo.

A UFV planeja iniciar, no dia 7 de junho, o Período Presencial de Práticas (PPP), com duração de cinco semanas. A instituição afirmou que o período ocorrerá somente se as condições epidemiológicas permitirem. O PPP será específico para disciplinas que tenham apenas aulas práticas que não tenham sido oferecidas nos períodos especiais remotos 1 e 2. Também serão contempladas pelo PPP as disciplinas que tiveram a parte teórica desmembrada da prática tanto no PER 1 como no PER 2.

De acordo com diagnóstico feito pela Pró-Reitoria de Ensino, o PPP não trará impactos restritivos à cidade de Viçosa, uma vez que apenas cerca de 20% dos alunos deverão participar das atividades. Já o primeiro semestre letivo de 2021 da UFV, com entrada de novos calouros e retorno às atividades presenciais, está previsto para acontecer somente em julho de 2021.

ESCOLAS PARTICULARES E REDE ESTADUAL

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de Viçosa decidiu, nesta semana, seguir na íntegra as regras do plano Minas Consciente no que diz respeito ao funcionamento de escolas da educação básica, públicas e privadas. Ou seja, enquanto a cidade permanecer na Onda Amarela, o Coes é contra o funcionamento presencial das escolas.

A cidade está na Onda Amarela do plano Minas Consciente, que não permite o funcionamento de escolas de educação básica. Para o retorno dos alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio, é necessário que as cidades estejam na Onda Verde do programa. As escolas privadas de Viçosa estão com as atividades presenciais suspensas desde o final de março de 2020 e devem retornar às aulas na próxima semana, a partir do dia 1o de fevereiro, ainda de forma remota.

REDE MUNICIPAL

As escolas municipais de Viçosa ainda estão em processo de conclusão do ano letivo de 2020, que precisou se estender ao longo dos primeiros meses de 2021 até que se cumpra a jornada mínima de dias letivos e carga horária.