SAÚDE

Microrregião de Viçosa permanece na onda verde do Minas Consciente

Mapa divulgado hoje pelo Governo de Minas mostra que a microrregião de Viçosa continua na Onda Verde por mais sete dias, contados a partir de sábado, 5. Já a Macrorregião Leste do Sul está na Onda Vermelha. A decisão de se levar em conta a macro ou microrregião de saúde cabe aos prefeitos


Publicado em: 03/12/2020 às 09:43hs

Microrregião de Viçosa permanece na onda verde do Minas Consciente
No site do Minas Consciente conta que Viçosa permanecerá na Onda Verde até o próximo dia 12

1193ec66-f9e1-49cf-8194-c5551ee3b82a

Viçosa, Araponga, Canaã, Paula Cândido e Teixeiras, que compõem a microrregião de Viçosa no programa Minas Consciente, continuam operando na Onda Verde do programa de monitoramento da Covid-19, elaborado pelo Governo de Minas Gerais. Já a Macrorregião Leste do Sul, a qual Viçosa pertence, migrará para a onda vermelha, conforme divulgado nesta quarta-feira, 2.

A definição sobre qual Onda o município de Viçosa irá seguir nos próximos sete dias, de 5 a 12 de dezembro, cabe ao prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB). No entanto, o gestor municipal pode optar por seguir as orientações para a macrorregião e restringir o funcionamento do comércio.

O município aderiu ao Minas Consciente seguindo as orientações para a microrregião, no dia 10 de setembro, quando extinguiu as barreiras sanitárias e acabou com o rodízio de CPFs no comércio local.

Naquela ocasião, a macrorregião Leste do Sul estava na Onda Amarela do programa, porém, Viçosa optou por seguir as indicações feitas para a microrregião, onde a cidade constava como Onda Verde, que libera praticamente todas as atividades, tais como bares e clubes de recreação. Cajuri, Pedra do Anta, Porto Firme e São Miguel do Anta não aderiram ao programa e não precisam seguir as orientações da equipe de Saúde do Governo de Minas.

O Conselho Técnico do Governo de Minas se reúne semanalmente para avaliar a situação epidemiológica das macro e microrregiões do Estado, deliberando sobre o progresso ou regresso das Ondas. 

Está prevista ainda para a manhã de hoje, quinta-feira, 3, a divulgação de um boletim pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), com a classificação de todas as cidades mineiras.

Prefeito de Viçosa comenta mudanças

Na noite de ontem, quarta-feira, 2, o prefeito Ângelo Chequer (PSDB), em transmissão online (Live), informou que uma portaria do Governo de Minas regrediu da onda amarela para a vermelha a Macrorregião Leste do Sul, a qual Viçosa pertence. Na transmissão, o prefeito não deixou claro se irá continuar levando em consideração a classificação microrregional para a sua tomada de decisão. 

O vídeo repercutiu nas redes sociais e causou revolta entre os comerciantes, que afirmam estarem seguindo todos os protocolos firmados com o poder público. Segundo eles, o alto nível de contaminação registrado nos últimos dias em Viçosa é fruto de aglomerações registradas em vários locais fora do comércio, como em filas de bancos e nas festas e reuniões particulares que acontecem diariamente e principalmente nos finais de semana, sem a fiscalização dos órgãos competentes.

Os comerciantes informam ainda que os investimentos feitos para a adequação de seus empreendimentos foram altos e, para piorar, o aumento no estoque para um possível aquecimento nas vendas de fim de ano também poderão comprometer, e muito, o que restou da saúde financeira de seus empreendimentos.

Números da Covid-19 na região

Viçosa hoje conta com 65 casos ativos de Covid-19, 783 são considerados curados, num total de 852 casos confirmados e quatro mortes. 

Nos hospitais, no boletim epidemiológico de ontem, consta que dos 50 leitos clínicos, cinco são ocupados por moradores de Viçosa e um por paciente de Pedra do Anta. Já em relação aos 15 leitos de UTIs, um está ocupado por paciente de Viçosa e outro por morador de Rio Doce, município que integra a microrregião de Ponte Nova. 

Nas cidades que compõem a microrregião de Viçosa a situação é a seguinte: Araponga (4 casos ativos e 15 curados); Canaã (1 ativo e 3 curados); Paula Cândido (42 curados e 2 ativos) e Teixeiras (17 ativos, 52 curados e 1 óbito). Consta ainda: Cajuri (0 ativos e 66 curados); Pedra do Anta (6 ativos e 5 curados); Porto Firme (2 ativos, 127 curados e 7 óbitos); São Miguel do Anta (nenhum caso ativo, 51 curados e 1 óbito);

Nas outras cidades, a situação epidemiológica, até ontem, era a seguinte: Coimbra (3 casos ativos, 59 curados e 1 óbito); Ervália (8 ativos, 192 curados e 4 óbitos); Muriaé (194 ativos, 4.110 curados e 161 óbitos); Piranga (0 ativo, 83 curados e 10 óbitos); São Geraldo (62 ativos, 115 curados e 5 óbitos); Ubá (304 ativos, 2.507 curados e 74 óbitos); e Visconde do Rio Branco (61 ativos, 752 curados e 4 óbitos).

Entenda o Programa

Conforme o Governo de Minas, o programa Minas Consciente funciona com três Ondas, semelhante a um sinal semafórico. Na Onda Vermelha (1ª fase) só podem funcionar os serviços essenciais, tais como: supermercados; serviços bancários; farmácias; mecânicas e outros. Já na Onda Amarela (2ª fase), podem funcionar os serviços não essenciais, como: lojas de roupas; bares; salão de beleza; academia (com restrições); entre outros.

A terceira fase do programa é a Onda Verde. Nela estão liberadas: atividades artísticas (produção teatral, musical e de dança e circo); cinemas, bibliotecas, museus, arquivos; parques, zoológicos e jardins; feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê; parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca; bares com entretenimento (shows e espetáculos); e serviços de colocação de piercings e tatuagens.