REGIÃO

Observação astronômica na Serra do Brigadeiro encanta participantes

Evento ocorreu no último sábado (3)


Publicado em: 07/02/2024 às 11:06hs

Observação astronômica na Serra do Brigadeiro encanta participantes
Foto: Daniel Mello/UFRJ e projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro foi palco de um evento astronômico único no último sábado (3), com a sessão "Um olhar para as estrelas e o infinito", organizada pela empresa Caminhantes do Caparaó, com apoio do Projeto Astroturismo Parques, além do voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó e da coordenação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

Desde a divulgação prévia do evento, as expectativas eram altas, com atividades previstas incluindo reconhecimento de trilhas astronômicas, sessões de astrofotografia, coleta de dados sobre a poluição luminosa e uma sessão astronômica especial. A participação foi aberta ao público em geral, com inscrições gratuitas e limitadas.

O evento faz parte do projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros, uma iniciativa pioneira da UFRJ, que visa incentivar e apresentar o potencial do astroturismo em parques e reservas naturais do Brasil. O objetivo é não apenas promover o turismo nessas áreas, mas também dialogar com gestores e a comunidade sobre a viabilidade e os benefícios do astroturismo para o desenvolvimento econômico local.

Durante a sessão astronômica, os participantes puderam desfrutar de uma experiência única, explorando o céu noturno sob a orientação de especialistas da UFRJ. A presença do Professor Daniel Mello e sua equipe acrescentou um elemento especial ao evento, oferecendo uma avaliação sobre a possibilidade de obter o selo Dark Sky Park para o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó.

A iniciativa recebeu apoio de diversas entidades, incluindo o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.

Com o sucesso deste evento, a expectativa é de que iniciativas semelhantes continuem a ser realizadas, fortalecendo não apenas o turismo astronômico, mas também a conscientização sobre a importância da preservação da natureza em geral.