REGIÃO

Microrregião adere à onda roxa do Minas Consciente

Folha da Mata atualiza situação das medidas de combate à Covid em 11 municípios da região e o polo moveleiro


Publicado em: 18/03/2021 às 11:18hs

Microrregião adere à onda roxa do Minas Consciente
Foto: Agência Minas

Municípios da microrregião de Viçosa passaram a adotar medidas mais restritivas para somarem esforços no combate ao novo coronavírus. As ações se intensificaram após o governo estadual classificar automaticamente todos os municípios aderidos ao Minas Consciente na onda roxa.

O Folha da Mata apurou a situação em 11 municípios da região. Em todos eles, foram confirmadas medidas mais restritivas, em acordo com as normas da onda roxa. A tentativa é evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

ARAPONGA
Em Araponga, as normas da onda roxa estão sendo cumpridas na íntegra, segundo a prefeitura. A cidade fechou os estabelecimentos considerados não essenciais e prometeu fiscalizar com rigor o toque de recolher, válido entre 20h e 05h.

CAJURI
Cajuri não aderiu ao Minas Consciente, mas a prefeitura garantiu que cumprirá mesmo assim as normas previstas na onda roxa do programa, em especial, o toque de recolher. O serviço de entrega de pedidos (delivery) só pode funcionar até às 23h, sem opção de retirada no local pelo cliente. Farmácias e postos de combustíveis podem funcionar 24h/dia.

A Secretaria de Educação cancelou a entrega de atividades e materiais didáticos para alunos da rede municipal de ensino, que estão em atividades remotas. Os pais ou responsáveis deveriam buscar os materiais nas escolas na próxima sexta, 19.

CANAÃ
A cidade já cumpria grande parte das recomendações da onda roxa e que, desde ontem, está cumprindo todas as exigências na totalidade. De acordo com a prefeitura, um decreto municipal foi publicado com as novas diretrizes.

A cidade possui fiscais de postura, que estão percorrendo as ruas e conscientizando comerciantes e a população.

COIMBRA
Mesmo sem decreto municipal, Coimbra aderiu à onda roxa. Segundo a administração, os fiscais da prefeitura passaram por treinamento e estão auxiliando na instrução de comerciantes que possuem dúvidas sobre quais estabelecimentos podem permanecer com as portas abertas e quais são as regras para atendimento ao cliente.

ERVÁLIA
O prefeito Eloísio Cunha (DEM) relembrou os investimentos na área de saúde, mas, por conta da decisão do governo, a cidade passara por 15 dias de restrição, com apoio da Polícia Militar na fiscalização de descumprimento das normas.O toque de recolher entre 20h e 05h terá atenção especial da PM.

O tenente Paulo Seixa disse que o efetivo ervalense estará focado em garantir que as pessoas evitem se locomover sem necessidade. “A polícia vai primar pelo diálogo e a educação em caso de flagrante de desrespeito ao toque de recolher. Quem insistir, poderá ser enquadrado em crime de desobediência”, disse o tenente, em vídeo publicado pela prefeitura.

Somente estabelecimentos permitidos na onda roxa poderão funcionar no município.

PAULA CÂNDIDO
O decreto municipal foi publicado na terça-feira, 16, feito com base nas determinações do estado. Desde às 07h de quarta-feira, equipes de fiscalização já estão nas ruas, orientando o comércio.

O município vai instalar três barreiras educativas, sendo uma no centro da cidade, outra na praça e uma na entrada da cidade. “Percebemos a redução de circulação já no primeiro dia de vigência do decreto e o intuito das barreiras é evitar aglomeração e orientar sobre as normas”, afirmou o Coordenador do setor de atenção primária da Prefeitura, Willian Santana.

PEDRA DO ANTA
A Prefeitura de Pedra do Anta aderiu ao Minas Consciente somente em fevereiro deste ano e, segundo o novo decreto, assinado pela Prefeita Sueli Sampaio (PSDB), estão proibidas todas as atividades de comércio, serviços e empreendimentos que não estejam enquadrados nas exceções do Minas Consciente. Igrejas e templos religiosos, autoescolas, salões de beleza e barbearia e academias também estão com o funcionamento suspenso.

As determinações do decreto valem tanto para as áreas urbanas quanto para a zona rural, assim como abrange espaços públicos e privados.

PORTO FIRME
Segundo a prefeitura, os comerciantes aceitaram bem as normas da onda roxa e estão respeitando as regras. A cidade aderiu, mas não editou decreto municipal. O documento anterior, que permitia o funcionamento de bares até as 22h, foi revogado, e haverá fiscalização, com apoio da polícia, após às 20h e nos finais de semana.

SÃO MIGUEL DO ANTA
A gestão municipal de São Miguel disse que vai seguir à risca todas as normas da onda roxa pois entende que “o sistema de saúde está em colapso, e essas medidas são necessárias até que a situação se normalize”.

A cidade editou um comunicado oficial e está formulando um decreto, que deve ser publicado até esta quinta-feira, 18.

SÃO GERALDO
Em São Geraldo, a prefeitura informou que está seguindo todas as recomendações da onda roxa, com fechamento dos serviços não-essenciais.

TEIXEIRAS
Em Teixeiras, segundo o Secretário de Saúde, Fábio Braga, as medidas serão parecidas com as vigentes em Viçosa, como a implantação do rodízio de CPF para acesso a bancos e similares: “a intenção é evitar a migração de pessoas de Viçosa para cá e vice-versa, em dias contrários ao CPF”, explica o secretário.

Além disso, o Secretário reforçou que as outras normas estarão de acordo com as deliberações do Minas Consciente, como a proibição de consumo de bebida alcoólica em qualquer local público ou dentro de estabelecimentos comerciais.

POLO MOVELEIRO
A reportagem do Folha da Mata entrou em contato com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). A informação é de que há uma resolução vigente que autoriza o funcionamento de indústrias. De acordo com o sindicato, a recomendação é que a fábricas não interrompam as atividades.