Prazo para se inscrever nas vagas remanescentes do Fies termina nesta terça
Resultado da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio; programa financia cursos em instituições privadas

Termina nesta terça-feira (29) o prazo para inscrições nas vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são referentes ao primeiro semestre de 2025 e se destinam a estudantes que não foram contemplados nas etapas regulares do programa federal.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Fies oferece financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições. É necessário ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do exame e nota acima de zero na redação, além de não ter participado como treineiro.
Também é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies tradicional. Para o Fies Social, é preciso estar inscrito no CadÚnico, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758, em 2025).
Cotas e Fies Social
O edital prevê que 50% das vagas remanescentes sejam destinadas ao Fies Social. A identificação dos candidatos será feita automaticamente com base nos dados do CadÚnico, repassados ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os selecionados nessa modalidade poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Também haverá reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, em proporção à população de cada estado.
Validação das informações
A lista com a ordem de classificação e a pré-seleção será divulgada no dia 6 de maio. Os convocados deverão comparecer à instituição de ensino entre os dias 7 e 8 de maio, no horário de atendimento, para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição.
Para os candidatos com deficiência, será necessário apresentar laudo médico com indicação do tipo e grau da deficiência, além do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Em casos de inconsistência na renda familiar declarada, a faculdade poderá solicitar documentos complementares.
Fies em 2025
Neste ano, o MEC disponibilizou mais de 112 mil vagas pelo Fies. Para o primeiro semestre, foram ofertadas 67.301. As demais serão disponibilizadas no segundo semestre, incluindo aquelas que não forem preenchidas agora.
Comentários (0)
Comentários do Facebook