MINAS GERAIS

Greve dos tanqueiros é interrompida em Minas

Em menos de dois dias de paralisação que pedia redução do valor do ICMS, tanqueiros retomam atividades


Publicado em: 22/10/2021 às 15:34hs

Greve dos tanqueiros é interrompida em Minas
Foto: João Eduardo

A greve dos tanqueiros foi suspensa pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), cerca de 39 horas após seu início. O presidente do sindicato, Irani Gomes, anunciou a medida na tarde desta sexta-feira, 22.

“Após a sensibilidade das distribuidoras junto às transportadoras de combustível, eles resolveram suspender a paralisação até o momento, mas ainda aguardam uma posição do governo do Estado referente às alíquotas do ICMS”. 

A paralisação começou oficialmente à meia-noite de quinta e pegou postos de combustível e motoristas de surpresa. Como em outras greves neste ano, o Sindtanque-MG reivindica redução do ICMS cobrado pelo governo do Estado sobre os combustíveis e protesta contra os preços praticados pela Petrobras.

Eles se concentraram na porta de distribuidoras de combustível da Grande BH e, desde quinta, o movimento causou falta de combustível em alguns postos da capital e região, inclusive pressionando o preço da gasolina. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) avalia que, com a suspensão da greve, o abastecimento dos postos deve voltar ao normal em 24 horas. "As bases estão abertas e os caminhões já começam a ser abastecidos normalmente", diz, por meio de nota. 

Procurado pela reportagem do jornal O Tempo, o Governo de Minas não respondeu se teria reunião com os manifestantes. Mas, como em outras greves, afirmou que o preço elevado dos combustíveis não é devido à alíquota do ICMS, que não sofreu mudanças nos últimos anos, e sim à política de preços praticada pela Petrobras.