Estudantes da rede pública fazem 2º teste de redação para o Enem 2025

A proposta faz parte da estratégia de preparação para o Enem e pretende oferecer uma experiência real do exame

Estudantes da rede pública fazem 2º teste de redação para o Enem 2025
Divulgação/PMV

O Governo de Minas, em parceria com a editora Estudo Play, realizará o segundo teste de redação de 2025 voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aplicação ocorrerá para cerca de 700 mil estudantes do ensino médio regular da rede pública de ensino e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A proposta faz parte da estratégia de preparação para o Enem e pretende oferecer uma experiência real do exame, além de permitir que os estudantes conheçam a estrutura e formato da prova de redação.

Estudantes dos 2ª e 3ª anos do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da EJA farão redação no gênero textual dissertativo-argumentativo. Já os estudantes do 1ª ano e do 1º período da EJA produzirão redação no gênero carta argumentativa.

O teste segue os mesmos parâmetros do Enem, e cada participante receberá três folhas: uma com os textos motivadores e o tema da redação, uma para o rascunho e outra para a versão final. A recomendação é que a aplicação seja feita durante uma aula de 50 minutos.

Em relação ao primeiro teste de redação, os resultados estão disponíveis na plataforma Enem MG para acesso de estudantes e professores. As correções, da primeira e segunda edição, levam em conta as cinco competências exigidas pelo Enem e tem o objetivo de garantir uma análise do desempenho e identificar pontos a serem aprimorados. As redações no formato dissertativo-argumentativo tiveram seus resultados liberados no dia 23/4, enquanto as cartas argumentativas estão disponíveis desde o dia 7/5.