Escolas estaduais de Viçosa recebem nova edição do Akewí Freestyle

Evento acontece na cidade desde 2017 e é promovido pelo coletivo Slam Akewí

Escolas estaduais de Viçosa recebem nova edição do Akewí Freestyle

As escolas estaduais de Viçosa serão palco de mais uma edição do Akewí Freestyle - Slam InterEscolas & Batalhas InterEscolas de MCs. O evento, que acontece desde 2017 na cidade, é promovido pelo coletivo Akewí e conta com oficinas e competições escolares, com o objetivo de estimular a cultura do Hip Hop e atrair interessados na produção de poesias faladas e batalhas de MCs - disputas de rima entre entusiastas da área.

O projeto artístico e educacional terá um total de três fases. Inicialmente, durante todo o mês de agosto, o coletivo Akewí promoverá oficinas de Freestyle, que pretendem aflorar a criatividade na construção de rimas e na escrita de poesias autorais.

Na segunda etapa, que acontece em setembro, os estudantes apresentarão suas poesias e rimas na sua escola, com o objetivo de promover o debate artístico sobre temas sociais relevantes. Já na última etapa, em outubro, ocorre a final Inter Escolar, em que os melhores alunos representarão suas escolas para competir pelo título. A competição envolverá um Slam de poesia falada e uma batalha de MCs com o formato Conhecimento, idealizado pelo MC Marechal, com a ideia de valorizar o raciocínio e a reflexão.

No Slam de Poesia, os representantes terão até três minutos, sem qualquer acompanhamento musical ou figurino, para declamar versos. A avaliação será feita por cinco jurados na hora, com notas de 0 a 10, descartando a maior e menor nota, e calculando a média das demais.

Já na Batalha de MCs, com o respectivo formado, os alunos terão 30 segundos para abordar rimas que constratem com temas diversos e que promovam a reflexão e o apredizado. Haverá dois jurados como avaliadores, além da participação do público na nota final.

O material didático que será utilizado nas oficinas já foi disponibilizado pelo coletivo Akewí.