ECONOMIA

Coes de Viçosa aprova avanço da cidade para a Onda Amarela

Salões de beleza e academias não poderiam funcionar se cidade continuasse na Onda Vermelha


Publicado em: 07/06/2021 às 19:56hs

Coes de Viçosa aprova avanço da cidade para a Onda Amarela

Após o Governo de Minas decidir que, desde o último domingo, 6, salões de beleza, clubes e academias não podem mais funcionar na Onda Vermelha do plano Minas Consciente, os menbros do Centro de Operação de Emergência em Saúde (Coes) aprovaram a adoção da onda da microrregião como parâmetro para de enquadramento do município no programa.

A decisão significa que a cidade deixa de seguir a onda da macrorregião Leste do Sul para seguir a onda da micro, que está Amarela. O decreto nº 5642/2021, que altera o parâmetro e a onda, foi assinado na noite desta segunda-feira, 7. O documento ainda não está disponível no site da Prefeitura para consulta.

A alteração foi decidida em reunião remota realizada na manhã de hoje. Amtes da publicação do decreto, a informação já havia sido confirmada pelos membros do Coes, como o vereador Sérgio Marota (PSL), que comemorou a decisão em vídeo publicado em em seu perfil no instagram

Assim como a Onda Vermelha, a Onda Amarela permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as não essenciais. No entanto, o distanciamento mínimo entre as pessoas, a ocupação máxima de pessoas em estabelecimentos e eventos é diferente, autorizando maior número de pessoas em um mesmo ambiente.

O novo decreto mantém o rodízio de CPF e a proibição de funcionamento de clubes, pesque-pagues, cinemas, campos de futebol, espaços de esportes coletivos e esportes de contato físico. Também continua proibida a realização de eventos e festas em qualquer ambiente, assim como a colocação de mesas e cadeiras em calçadas.