Combate ao transporte clandestino é pauta de treinamento da PMV

Combate ao transporte clandestino é pauta de treinamento da PMV
Divulgação/PMV

A Prefeitura de Viçosa (PMV), por meio da Secretaria de Planejamento e da Diretoria de Trânsito, realizou um treinamento com o objetivo de coibir o transporte clandestino na cidade. A capacitação foi promovida na última sexta-feira, 12, no auditório professor Arduino Bolivar, localizado na sede da prefeitura.

O encontro debateu a intervenção através de operações de fiscalização contínuas e coordenadas para combater os atos ilegais relacionados ao transporte clandestino. Outros pontos levantados foram em relação aos impactos negativos dessa prática, que, de acordo com a prefeitura, prejudica na arrecadação de impostos municipais.

A ideia é fortalecer a integração dos órgãos de fiscalização com a realização de operações específicas que visam coibir a prática ilegal. De acordo com os representantes do Departamento Municipal de Estrada de Rodagens, transportar pessoas de forma remunerada e sem a devida licença é considerado falta gravíssima e o responsável poderá sofrer penalidades que variam de multa, remoção do veículo até sete pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O departamento também enfatizou que todos os veículos de aplicativo devem obedecer às normas da Lei Municipal nº 2.948/2022, que proíbe chamadas por telefone ou WhatsApp. A solicitação da corrida deve ser feita exclusivamente por meio das plataformas digitais autorizadas, garantindo controle, rastreabilidade e segurança jurídica.