CIDADE

Festas programadas para o final de semana são adiadas em Viçosa

Organizadores de eventos foram pegos de surpresa com novo decreto


Publicado em: 26/11/2020 às 09:33hs

Festas programadas para o final de semana são adiadas em Viçosa
Foto: Arquivo/Fazendinha Viçosa

O decreto municipal nº 5.577/2020, publicado na noite de quarta-feira, 25, pegou de surpresa organizadores de eventos e proprietários de bares e restaurantes. A normativa da Prefeitura de Viçosa proíbe a realização de festas e restringe o funcionamento de bares e restaurantes, que poderão ficar abertos apenas até às 21 horas, todos os dias da semana.

A Fazendinha de Viçosa tinha agendado dois eventos para este final de semana: “Buteco”, na sexta-feira, 27, e “Santinha”, no sábado, 28. Conforme a organização, será feita a devolução dos valores e quem já adquiriu o ingresso para um dos eventos poderá fazer a retirada no mesmo local da compra, mediante a entrega do bilhete. Já aqueles que adquiriram os convites pela internet, terão os valores estornados de forma automática. Em caso de dúvida, foi disponibilizado o WhatsApp (31) 98782 4703. 

O evento "Tardezinha do Parrila" que estava previsto para acontecer no próximo domingo, 29, foi adiado. De acordo com a organização, todos os 500 ingressos já haviam sido vendidos e o Espaço Trigoleve, onde seria realizado o evento, cumpria todas as recomendações e tinha autorização para funcionamento, conforme o programa Minas Consciente, do Governo de Minas.

 Nesta quinta-feira, 26, os organizadores têm reunião marcada com a Abrasel de Viçosa (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e com o prefeito Ângelo Chequer para tentar reverter a situação. 

Segundo a organização da “Tardezinha do Parrila”, como o evento não foi cancelado, os valores dos ingressos não serão devolvidos neste primeiro momento. Aqueles que não tiverem "interesse em aguardar a nova data do evento, segundo a organização, poderá ter a restituição do ingresso em forma de consumo no Parrila Beer, conforme a lei nº14.046/2020", destacou.

Viçosa está na onda verde (mais flexível) do Minas Consciente, que permite a realização de eventos abertos com até 500 pessoas, desde que respeitado o distanciamento social de 4m² e o uso de máscara. No entanto, a Prefeitura de Viçosa informou que “pode estabelecer regras complementares ao programa, para garantir as normas de prevenção e segurança e minimizar o contágio”.

 

Novas regras

O novo decreto estabelece que os bares e restaurantes poderão funcionar até às 21 horas, todos os dias da semana. No entanto, ficou proibida a colocação de mesas e cadeiras em vias públicas. 

A normativa estabelece que todas as festas, shows e eventos em casas de festas, boates e espaços similares estão proibidas e, dessa forma, os alvarás já concedidos foram revogados. Segundo a Prefeitura de Viçosa, quem insistir em realizar os eventos estará sujeito às penalidades.

A Prefeitura de Viçosa ressaltou que as medidas foram tomadas devido ao aumento do número de casos de Covid-19. Até ontem, quarta-feira, 25, foram 725 confirmações, sendo 67 ativos, 654 curados e quatro óbitos.

A publicação do novo decreto também atende as recomendações do Ministério Público, Conselho Técnico e os Conselhos Municipal de Saúde (CMS) e Álcool e outras Drogas (Comad), que solicitaram a adoção de ações rígidas e o cumprimento dos decretos técnicos e sanitários.