CAPS de São Miguel usa terapia musical para socialização

A medida teve como objetivos promover o bem-estar emocional, exercitar a memória e a elaboração cognitiva

CAPS de São Miguel usa terapia musical para socialização
Divulgação/CAPS de São Miguel do Anta

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Anta utilizou de um tipo de terapia musical como forma de melhorar a comunicação e a socialização dos pacientes. A sede do CAPS recebeu, na última quinta-feira (27), o grupo de música “Vozes que encantam”, responsáveis por evocar músicas preferidas e outras a pedido dos que estavam presentes.

A medida teve como objetivos promover o bem-estar emocional, exercitar a memória e a elaboração cognitiva, bem como ajudar a lidar com os sentimentos e garantir o sentimento de pertencimento, reduzindo o estresse e a dor e desenvolvendo a coordenação motora.

Dessa vez, foram propostas duas músicas pelas ministrantes, as quais foram reproduzidas em uma caixa de som. Posteriormente, a caixa foi desligada e os participantes tiveram de cantar. Ao final, refletiram sobre o significado da letra e qual mensagem e lembranças ela traz para cada um.

Como forma de terapia complementar, o grupo tem ajudado no tratamento dos pacientes. O grupo é aberto, qualquer um pode participar.