Câmara sediou Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025

O evento faz parte de uma das ações da iniciativa de mesmo nome, incentivada pelo Governo de Minas

Câmara sediou Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025
Divulgação/Câmara de Viçosa

A Câmara de Viçosa foi palco da Plenária Municipal do Parlamento Jovem 2025, que reuniu 30 estudantes participantes do programa para tratar de assuntos pertinentes à cidade.

O evento faz parte de uma das ações da iniciativa de mesmo nome, incentivada pelo Governo de Minas. Dessa vez, os jovens se reuniram para avaliar e votar propostas elaboradas ao longo de oficinas preparatórias. As propostas são debatidas, com base em três possíveis destaques: alteração (modificação do texto), aglutinação (união de propostas semelhantes) e supressão (exclusão de propostas). 

Ao final da plenária, são definidas as proposições que representarão o município na etapa regional do programa, marcada para o dia 8 de agosto, na cidade de Ubá. Neste ano, o tema central do Parlamento Jovem é "Juventude e Direitos Culturais", abordado a partir de três subtemas: Juventude e a cultura como direito; A organização das políticas culturais e a participação social; e Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.

As discussões resultaram na aprovação de sete propostas no total: três relacionadas ao Subtema 1, duas ao Subtema 2 e duas ao Subtema 3. De cada subtema, uma proposta será selecionada para representar Viçosa na próxima etapa do projeto.

A plenária contou com a participação da vereadora Jamile Gomes (PT), coordenadora-técnica da Escola do Legislativo de Viçosa. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora pedagógica da Escola, Patrícia Oliveira Fontes.