COVID-19

Viçosa está há 1 mês sem mortes por Covid

Avanço na vacinação entre a população mais velha e jovem contribui para queda no número de casos ativos


Publicado em: 23/09/2021 às 14:25hs

Viçosa está há 1 mês sem mortes por Covid
Foto: reprodução

O mês de setembro, até agora, apresenta os melhores indicadores de Covid-19 em Viçosa de 2021. Ao todo, foram confirmados apenas 88 casos positivos da doença, sendo que, de acordo com o boletim de ontem, 22, são 36 casos ativos, aqueles cujo vírus ainda está em fase de contágio e pode ser transmitido para outras pessoas. A última vez que o município registrou menos de cem casos em um mês foi em julho do ano passado, quando foram 90 registros.

A última morte por Covid-19 em Viçosa foi notificada no dia 21 de agosto do mês passado. A vítima era um homem, de 43 anos, que ficou internado em leito de UTI por quase um mês, mas não resistiu às complicações causadas pela infecção e faleceu com insuficiência renal e pneumonia associada por ventilação. O registro oficial deste caso consta no boletim epidemiológico do dia 31 de agosto. E, desde então, o município não contabiliza novos óbitos causados pela doença.

Os leitos de UTI nos hospitais São Sebastião e São João Batista estão sem pacientes desde o dia 11 de setembro. Ainda assim, a última ocupação foi de paciente de outro município. Nenhum viçosense precisou de internação hospitalar intensiva para tratar de caso mais grave da doença neste mês, até agora.

Ainda assim, os casos da Variante Delta ainda preocupam as autoridades de saúde. Ao todo, Viçosa contabiliza 5 casos da nova cepa do coronavírus, considerada em estudos preliminares como sendo mais agressiva e transmissível. Em anúncio feito na segunda-feira, a Secretaria de Saúde informou que os pacientes contaminados estão bem e não precisaram de internação hospitalar. A prefeitura reconheceu que a mutação do vírus se encontra em transmissão comunitária, onde não é mais possível detectar a origem da infecção.