Audiência pública na Câmara debate sobre a causa animal em Viçosa

Audiência pública na Câmara debate sobre a causa animal em Viçosa
Divulgação/Câmara de Viçosa

Na noite da última terça-feira, 3, a Câmara de Viçosa promoveu uma audiência pública que reuniu autoridades, especialistas e voluntários na proteção animal. A vereadora Marly Coelho (PRD), responsável pelo requerimento que viabilizou o evento, abriu o evento com um discurso sobre a necessidade de debate sobre o tema em meio à Semana do Meio Ambiente.

O encontro teve como principais objetivos esclarecer dúvidas sobre maus-tratos, reforçar campanhas de conscientização e ampliar a cooperação entre poder público, sociedade civil e instituições de ensino na construção de políticas eficazes voltadas à proteção animal.

Compuseram a mesa o secretário municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos, Humberto Candeias; a secretária de Agropecuária, Cristina Fontes; a chefe do Departamento de Bem-Estar Animal, Juliana Freire; e o sargento Edson Souza, representante da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Juliana Freire apresentou as diretrizes de sua pasta e as ações do departamento na execução de legislações já existentes e na promoção de um convívio harmonioso entre seres humanos, animais e meio ambiente, dentro do conceito de “saúde única”. Ela salientou que o trabalho da equipe vai além do acolhimento de cães e gatos, abrangendo também o atendimento a espécies silvestres, como gambás e aves.

Já, segundo Marly Coelho, a ausência histórica de políticas públicas contribuiu para o agravamento da superpopulação de cães e gatos. Ela destacou a importância da castração e criticou práticas irresponsáveis, como o abandono de filhotes, além de ter valorizado o trabalho dos voluntários, classificando-o como essencial, muitas vezes realizado com poucos recursos e movido pelo amor. A vereadora frisou que são essas pessoas que vivenciam os desafios diários e, por isso, devem ter voz na formulação de políticas públicas.

A professora Ludmila Souza Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMDEA) e docente da Univiçosa, reforçou a importância de uma abordagem integrada, com foco na saúde única, que conecta bem-estar animal, saúde humana e meio ambiente. Em sua fala, relatou um episódio em que uma criança, ao falar sobre maus-tratos a animais em uma feira de saúde, revelou sofrer violência doméstica — evidenciando como essas questões se entrelaçam e exigem suporte multidisciplinar.

Representando a UFV, o professor Rodrigo Alves Barros, do curso de Medicina Veterinária e integrante do COMDEA, destacou a necessidade de fortalecer parcerias entre universidade, poder público e sociedade. Ele elogiou a realização da audiência e reiterou o engajamento da instituição, mencionando o programa institucional de manejo animal no campus, originado em debates anteriores.

Isabela Nascimento, voluntária da Sovipa, explicou que a ONG depende exclusivamente de doações para realizar resgates, castrações, vacinação e alimentação de animais. Segundo ela, o trabalho da entidade se baseia em três pilares: castração em massa, conscientização desde a infância e promoção da guarda responsável por meio de feiras de adoção.

A voluntária apresentou dados do trabalho de castração realizado na cidade, reforçando sua importância para a saúde dos animais e o controle populacional, sobretudo entre os semi-domiciliados. Acrescentou que a Sovipa não possui canil, mas apoia iniciativas de acolhimento temporário para encaminhar os animais à adoção.

No encerramento da audiência, Marly reiterou seu compromisso com o bem-estar animal e afirmou buscar compreender diferentes perspectivas, mesmo quando há divergências entre os parlamentares. Destacou que há limites éticos inegociáveis quando se trata da defesa dos animais.

Para saber mais sobre a audiência e ver a matéria completa, acesse aqui.

Fonte: Câmara de Viçosa