Aprovado PL que cria festa anual do Doce de Leite Viçosa
Também foram aprovadas medidas que declaram o doce como Patrimônio Cultural Imaterial e institui um dia único em homenagem ao produto. Elas seguem para a sanção do prefeito

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, na reunião da última segunda-feira (25), o Projeto de Lei (PL) nº 05/2025, que cria a Festa do Doce de Leite Viçosa e a inclui no calendário oficial de eventos e festas da cidade. Além dessa medida, também foram aprovados os PLs que declaram o doce como Patrimônio Cultural Imaterial do Município e institui o dia 30 de agosto como o “Dia do Doce de Leite Viçosa”. Eles agora seguem para a sanção do prefeito.
De autoria da vereadora Vanja Honorina (União), as propostas visam valorizar o tradicional produto, que é comercializado e conhecido internacionalmente. Com a valorização e a festa, a expectativa é de que seja promovido a cultura, o turismo e a gastronomia local.
Vale lembrar que o Doce de Leite Viçosa já conquistou o título de melhor doce de leite do Brasil ao vencer dez vezes o Concurso Nacional de Produtos Lácteos. O produto é fabricado pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), que gerencia projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Em maio de 2023, Viçosa ainda foi oficialmente reconhecida como a Capital Estadual do Doce de Leite, por meio da Lei Estadual nº 24.218/2023, reforçando a importância do produto para o município.
O Doce de Leite Viçosa também já foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais pelo lei Nº 24.033, que reconhece o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa como parte do patrimônio histórico e cultural do estado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook