Trabalho nas UBSs de Viçosa é apresentado em congresso de enfermagem

A capacitação permitiu o fortalecimento do conhecimento técnico dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários

Trabalho nas UBSs de Viçosa é apresentado em congresso de enfermagem
Divulgação/PMV

Uma atividade desenvolvida em algumas UBSs (unidades básicas de saúde) de Viçosa resultou no trabalho intitulado “Capacitação em Punção Venosa Periférica: Estratégia de Educação Permanente nas Unidades Básicas de Saúde para a Equipe de Enfermagem”, apresentado no VII Congresso de Enfermagem da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em 24 de junho.

O tema foi motivado pelo aumento da demanda por administração de medicações endovenosas nas UBS. Para tanto, foram realizadas capacitações para as equipes de Enfermagem das Unidades de Saúde do Santa Clara/Morada do Sol, Nova Viçosa/Posses e Santo Antônio, nos meses de março e abril.

As atividades foram conduzidas por Dwovany Lacerda (enfermeiro e facilitador do Programa Saúde em Rede), pela enfermeira Thaís do Rosário Nogueira e pelos estagiários de Enfermagem da UFV, Martin Braga do Vale e Maria Clara Vidigal Santana.

A capacitação permitiu o fortalecimento do conhecimento técnico dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários, promovendo maior segurança na realização da PVP (punção venosa periférica), procedimento que consiste na introdução de um cateter no interior de uma veia; “o trabalho apresentado no Congresso evidenciaram a relevância de ações educativas continuadas nas UBS, principalmente, aquelas voltadas para procedimentos técnicos de uso frequente”, pontuou Dwovany.