Cadastro eleitoral é reaberto e permite transferência de título e mudança do local de votação
Serviços podem ser solicitados pela internet ou presencialmente nos cartórios da Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral reabriu, na terça-feira, 3 de novembro, o cadastro eleitoral em todo o país. Com a medida, os eleitores podem voltar a solicitar a emissão do primeiro título, a transferência do domicílio eleitoral, a mudança do local de votação e a atualização de dados cadastrais. Também está disponível a regularização de títulos com pendências. As mudanças, se efetuadas, já valem para as eleições municipais de 2028.
Os serviços estavam suspensos desde 7 de maio, em razão do fechamento do cadastro para a organização das eleições de 2026.
As solicitações podem ser feitas pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente nos cartórios, centrais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral.
Na plataforma digital, o eleitor pode preencher o requerimento, encaminhar a documentação necessária e acompanhar a análise do pedido. Em algumas situações, será necessário comparecer presencialmente para concluir o atendimento.
Serviços disponíveis
Com a reabertura do cadastro, estão disponíveis os seguintes serviços:
-
Emissão do primeiro título de eleitor;
-
Mudança do local de votação;
-
Transferência do título para outro município;
-
Atualização de dados cadastrais;
-
Regularização da situação eleitoral.
O aplicativo e-Título também permanece disponível para consulta de informações eleitorais e acesso à versão digital do documento.
