Viçosa assina contrato para construção de 96 apartamentos no bairro Floresta

Viçosa assina contrato para construção de 96 apartamentos no bairro Floresta

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (União), assinou, na quinta-feira, 29, o contrato com a construtora Ilha Empreendimento e Serviços Ltda. para a construção de 96 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no bairro Floresta, próximo à região do Vau-Açu. A assinatura autoriza o início das obras do Residencial Floresta.Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, o empreendimento contará com apartamentos, garagens, área de lazer e biblioteca. A cerimônia de assinatura teve a participação de representantes da Caixa Econômica Federal e de integrantes da administração municipal.

O contrato prevê a construção do primeiro empreendimento habitacional aprovado pelo município nesta etapa do programa. O segundo projeto, denominado Residencial Santa Clara, prevê a construção de 102 casas nas proximidades da localidade conhecida como Coelhas I, na região do bairro Santa Clara. A assinatura do contrato depende da publicação de uma portaria do Ministério das Cidades no Diário Oficial da União.

Os dois empreendimentos somam 198 unidades habitacionais e representam um investimento de aproximadamente R$ 30,8 milhões. Os projetos tiveram seus loteamentos aprovados por decretos municipais assinados em 1º de setembro.

Seleção das famílias

De acordo com o diretor de Capacitação de Recursos da Prefeitura, Rodrigo Monteiro, a seleção das famílias que poderão ocupar os imóveis será realizada somente após a conclusão das obras. A administração municipal informou que divulgará as etapas do processo.

Os critérios e os procedimentos para a seleção deverão ser apresentados pela Prefeitura antes da escolha dos beneficiários.

Novos projetos

A Prefeitura também informou que está em tramitação, na Caixa Econômica Federal, um projeto para a contratação de mais 192 apartamentos pelo Minha Casa, Minha Vida. A documentação foi encaminhada à instituição em 15 de outubro e está em fase de análise.

Outro projeto em elaboração prevê a construção de unidades habitacionais destinadas a servidores públicos municipais. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a quantidade de imóveis ou o cronograma da proposta.

Infraestrutura

Os decretos municipais que aprovaram os loteamentos estabelecem exigências para a implantação dos empreendimentos. Entre elas estão obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação, fornecimento de energia elétrica e iluminação pública.

Histórico em Viçosa

Desde 2009, Viçosa recebeu três conjuntos habitacionais vinculados ao Minha Casa, Minha Vida. O primeiro, Benjamin José Cardoso, foi inaugurado em 16 de setembro de 2011, com 132 unidades habitacionais, na comunidade das Coelhas.

Em 4 de julho de 2012, foi entregue o conjunto César Santana Filho, também conhecido como Sol Nascente, com 123 moradias. No mesmo ano, a Prefeitura entregou 80 apartamentos no bairro Floresta, em um conjunto formado por cinco prédios de quatro andares.

Em 2015, durante a gestão de Ângelo Chequer, o município buscou recursos para a construção de outras 200 casas populares. Na ocasião, Viçosa não foi contemplada na terceira fase do Minha Casa, Minha Vida, que tinha como meta a entrega de 2 milhões de moradias até 2018.