Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê fabricados no início de 2026

Anvisa manteve a proibição de lotes antigos de desinfetantes, detergentes e lava-roupas Ypê devido a falhas na fabricação

Jun 15, 2026 - 11:39
 0
Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê fabricados no início de 2026
Joédson Alves/Agência Brasil

Anvisa mantém suspensão de lotes de produtos Ypê fabricados antes de março e abril de 2026 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve a suspensão da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de produtos da Ypê. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 15, e atinge desinfetantes, detergentes lava-louças e lava-roupas líquidos fabricados antes de determinadas datas. 

Segundo a agência, a decisão foi tomada após uma inspeção sanitária realizada entre os dias 27 e 30 de abril de 2026, que identificou o descumprimento de requisitos previstos na regulamentação do setor. A suspensão abrange os lotes com final 1 dos desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê fabricados antes de 1º de março de 2026, dos detergentes lava-louças produzidos antes da mesma data e dos lava-roupas líquidos fabricados antes de 1º de abril de 2026.

A Anvisa informou que análises apresentadas pela empresa apontaram resultados satisfatórios para os produtos fabricados após esses períodos, o que levou à restrição da medida apenas aos lotes mais antigos. Os produtos que já foram distribuídos e permanecem no mercado continuarão sendo monitorados conforme acordo firmado entre a agência e a fabricante.

O caso teve início em 7 de maio, quando a Anvisa determinou a suspensão de mais de 100 lotes de produtos da empresa após identificar falhas consideradas graves nos processos de fabricação da unidade de Amparo, em São Paulo. Durante a fiscalização, foram apontadas 76 irregularidades sanitárias e risco de contaminação microbiológica nos produtos fabricados no local. A situação ganhou maior repercussão porque a empresa já havia registrado, em novembro de 2025, um episódio de contaminação microbiológica envolvendo a bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos da linha de lava-roupas.

A bactéria é comum no ambiente e pode ser encontrada na água, no solo e em locais úmidos. Embora normalmente não represente riscos significativos para pessoas saudáveis, ela pode causar infecções em indivíduos com o sistema imunológico comprometido. De acordo com a Anvisa, as medidas adotadas têm caráter preventivo e buscam evitar riscos à saúde da população.